Rio repleto de oportunidades

Seminário realizado na semana passada evidenciou o ritmo de crescimento do estado

Secretário Vinicius Farah abriu o 'Desenvolve RJ'
Secretário Vinicius Farah abriu o 'Desenvolve RJ' -

Como manter o ritmo de crescimento do estado do Rio de Janeiro? Esta pergunta guiou o 'Desenvolve RJ', seminário realizado por O DIA e Meia Hora na última quarta-feira (1º). Com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, o evento reuniu autoridades, especialistas e empresários no Auditório do Hotel Prodigy, no Aeroporto Santos Dumont, para 4 debates que apontaram para além da manutenção do crescimento, indicando o capacidade do Rio para potencializar o desenvolvimento socioeconômico após os avanços dos últimos 2 anos e meio.

Ao abrir o seminário, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, apresentou dados que comprovam a transformação em curso no estado, como os R$ 12 bilhões em caixa, a menor taxa de desemprego em 6 anos, mais de R$ 100 bilhões em investimentos em andamento e crescimento de 42% da empregabilidade na indústria. "O estado do Rio viveu muitos desafios e problemas nas últimas duas décadas. Enquanto tentavam resolver problemas que não deveriam existir, perderam o foco. Hoje, o Rio vive seu melhor momento em termos de desenvolvimento econômico, batendo todos os recordes, inclusive em outras áreas, como segurança", disse Farah.

Além de apresentar os avanços, o secretário anunciou novos projetos, validados pelo governador Cláudio Castro no dia anterior ao seminário, que seguem o objetivo principal: gerar mais empregos e renda para a população fluminense. Entre as novidades, está a criação de um polo tecnológico em Petrópolis. "O Governo do Rio está adquirindo uma área à margem da BR 040, onde há uma fábrica desativada há mais de 50 anos, para instalar o maior projeto tecnológico deste país", disse Farah, que participou do 1º painel, justamente dedicado às oportunidades de investimentos que o Rio oferece. Luiz Césio Caetano, vice-presidente e atual presidente em exercício da Firjan; Mauro Andrade, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios da Prumo; e Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional; participaram do debate. O jornalista George Vidor mediou todos os painéis.