Efetivo da Polícia Militar ganha 314 novos soldados

Segundo a Secretaria de Estado da corporação, os novos policiais estão habilitados para atuar nos programas da Patrulha Escolar e Bairro Seguro

Formatura com os 314 novos soldados da PM aconteceu nesta sexta-feira
Formatura com os 314 novos soldados da PM aconteceu nesta sexta-feira -
Rio - Uma turma com 314 novos policiais militares se formou no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, na Zona Oeste, nesta sexta-feira (10). A Secretaria de Estado de Polícia Militar aponta que além da formação teórica e prática oferecida pelo CFAP, os novos policiais estão habilitados para atuar em dois programas específicos: o Patrulha Escolar e o Bairro Seguro.
O Secretário Estadual de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, explicou sobre os investimentos técnicos feitos na corporação. "Hoje, o CFAP está em condições de receber quatro turmas ao mesmo tempo, num total de 1.760 alunos. Estamos construindo uma nova companhia para ampliar essa capacidade e realizaremos, ainda esse ano, um novo concurso para selecionar mais de 2 mil candidatos", afirmou o secretário.
O uso de bodycams (câmeras corporais) é a maior licitação desse tipo de equipamento já feita no país. Além disso, o Governo do Rio está construindo o maior complexo de treinamento tático de tropas especiais e convencionais do Brasil.
"Estamos fazendo investimentos recordes na Polícia Militar do Rio de Janeiro com novos equipamentos, viaturas, reforma de batalhões para que o nosso policial tenha uma jornada digna durante seu dia de trabalho", afirmou o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro.

Também são feitos investimentos de R$ 167 milhões em obras de infraestrutura, como reformas de 44 unidades operacionais, aquisição de novos veículos operacionais e compra de 33 mil pistolas Bereta e 20 mil coletes balísticos.

Entre as iniciativas de destaque e inovação da Secretaria da Polícia Militar, foi lançado em outubro de 2022 o aplicativo Rede Mulher para socorrer vítimas de violência. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente no celular e o aplicativo tem um botão de emergência que permite contato eletrônico com o 190.