Ele quer quebrar tudo nos jogos da frança

Único atleta do Rio na Seleção de Breaking dança atrás de sua vaga nas Olimpíadas

Bboy Kapu treina em quadra do Cantagalo: único representante do Rio cotado para participar dos Jogos
Bboy Kapu treina em quadra do Cantagalo: único representante do Rio cotado para participar dos Jogos -

Ronielson da Silva Araújo e o pai, Manoel, sempre assistiam juntos às competições de ginástica artística nos Jogos Olímpicos e sonhavam com o dia em que o menino estaria lá representando o Brasil. Era o início dos anos 2000 e seu Manoel colocava fé no propósito, chegando a acordar o filho para ver as competições quando passavam de madrugada. Mais de 20 anos depois, o sonho está perto de se tornar realidade.

Aos 36 anos, Ronielson agora é o bboy Kapu, único representante do Rio na Seleção Brasileira de Breaking, modalidade que vai estrear nas Olimpíadas 2024, na França. A ascensão na dança acompanhou a evolução do breaking que, antes marginalizado, alcançou status de esporte olímpico.

"Passa um filme na minha cabeça, desde quando eu treinava escondido da minha família na praça até o momento em que passei a ganhar dinheiro com o breaking e meu pai teve orgulho de mim", lembra.

Foram mais de 30 países em competições e eventos com o Grupo de Rua de Niterói, do qual participou entre 2010 e 2022. Mas a vaga para as Olimpíadas 2024 ainda não está garantida. Para isso, Kapu treina visando uma série de competições neste ano que contam pontos para o passaporte olímpico. Um dos locais de treino é perto de casa, no Morro do Cantagalo, onde, no alto de uma pedra com vista para a Lagoa e o Morro Dois Irmãos, faz movimentos em um plano inclinado com a Cidade Maravilhosa aos seus pés. Mas Paris é logo ali!