Perdeu parte do dedo em pronto-socorro

Levada para tratar picada de inseto, bebê foi vítima da barbeiragem de profissional

Familiares de uma bebê de 1 ano e 7 meses denunciam que a criança teve parte de um dedo mindinho amputado por erro médico, segunda-feira, no Pronto-Socorro de São Gonçalo. Segundo os parentes, a pequena Lara Adriana Oliveira de Souza teve o dedo cortado por uma técnica de enfermagem que retirava uma atadura da mão da menina. A profissional foi afastada e foi aberta uma sindicância.

A família disse ao MEIA HORA que Lara deu entrada na unidade de saúde, na última sexta-feira, para tratar uma picada de inseto inflamada na testa. Durante o atendimento, foi necessária a internação e colocação de um acesso intravenoso para tratamento com antibióticos. Para evitar que a menina mexesse no curativo, uma médica pediu que suas mãos fossem enfaixadas.

"Ela já estava para ter alta. A técnica foi cortar a atadura que estava envolta na mão da Lara porque ela estava com acesso para tomar antibiótico. Quando ela foi tirar, entrou com a tesoura e cortou o dedo dela. Nós achamos que ela tivesse picotado, mas ela arrancou o dedo. As pessoas até diziam que a Lara estava chorando e gritando muito. Depois disso, a mãe foi tirada da sala e levada para a espera", afirmou a avó da menina, Adriana Lemos.

Ao perceber o sangue, a equipe médica foi acionada e a mãe retirada do local, sem saber a gravidade do que tinha acontecido, conta a avó. A menina então foi levada ao centro cirúrgico, onde teve parte do dedo mindinho amputado.