Prefeitura do Rio começa nova etapa da imunização contra covid-19

Pessoas do grupo prioritário podem receber o reforço com a Pfizer bivalente

Vacinação de idosos no Tijuca Tênis Club com a vacina bivalente da Covid-19.
Vacinação de idosos no Tijuca Tênis Club com a vacina bivalente da Covid-19. -
Rio - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio começa, nesta segunda-feira (19), uma nova etapa da vacinação de reforço contra covid-19 com a Pfizer bivalente. Com isso, todos dos grupos prioritários com 12 anos ou mais, incluindo pessoas com deficiência permanente, já podem receber o imunizante.
A vacinação com a bivalente segue, portanto, disponível para idosos a partir de 60 anos, pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, gestantes e puérperas. Também já pode receber o imunizante quem tem pelo menos duas doses da vacina monovalente (esquema primário completo) e que tenha tomado a última dose há pelo menos quatro meses.
A vacina está disponível em todas as 237 unidades de atenção primária (clínicas da família e centro municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além disso, o Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo, Zona Sul, que funciona de domingo a domingo, entre 8h e 22h. A unidade, localizada ao lado do Hospital Municipal Rocha Maia, também oferece o sistema de drive-thru para grupos prioritários com a bivalente. A entrada dos veículos é pela Avenida Venceslau Brás.
Nesta segunda-feira, a imunização está suspensa nos postos do Planetário da Gávea, na Zona Sul, e no Museu da República, no Catete. A paralisação acontece por motivos de manutenção e realização de eventos. Com isso, a previsão é de que o serviço retorne a partir de terça-feira (21).
As vacinas bivalentes recebem esse nome porque são atualizadas para imunizar tanto contra a cepa original do vírus quanto a variante ômicron, que predomina atualmente no mundo.
Vacina estará disponível em todas 237 unidades de atenção primária a partir de segunda-feira (20)
Vacina estará disponível em todas 237 unidades de atenção primária a partir de segunda-feira (20) Divulgação / Edu Kapps / Prefeitura do Rio