Um banho de felicidade

Em 27 cidades pelo estado, 250 mil famílias já têm água tratada e canalizada em casa

Eunice, Juliana e a pequena Ana Júlia: três gerações beneficiadas
Eunice, Juliana e a pequena Ana Júlia: três gerações beneficiadas -

Moradora do Morro do Salgueiro, Dona Eunice e a filha, Juliana Borges, já carregaram muitos baldes de água na cabeça. A caçula da família, Ana Júlia, 6, está livre dessa tarefa: a Águas do Rio chegou à comunidade tijucana e levou água tratada e canalizada para as três. Essa história se repete com outras 249 mil famílias nos 27 municípios do estado atendidos pela concessionária, incluindo as zonas Sul, Norte e o Centro. Um banho de felicidade para gerações de cariocas e fluminenses, que merece ser comemorado hoje, Dia Mundial da Água.

"Sofremos muitíssimo com a falta extrema de água por longos anos", lembra a massoterapeuta Juliana. "Algumas vezes, tentaram nos incluir na rede de abastecimento, mas não deu certo. Só agora, com a Águas do Rio, temos água tratada".

Todos os meses, a concessionária distribui cerca de 97 bilhões de litros de água tratada, um volume gigantesco que daria para encher 3.242 piscinões de Ramos. Para distribuir a tanta gente, a empresa tem operação complexa. Em alguns lugares, as equipes precisam carregar material no braço. Outros só são alcançados escalando rochas de rapel, como no Morro dos Guararapes, no Cosme Velho.