Caça a chefões termina com 13 mortos

Polícia Civil e PM buscavam no Salgueiro lideranças do CV em outros estados

Ação conta com o apoio de dois helicópteros blindados da Polícia Civil
Ação conta com o apoio de dois helicópteros blindados da Polícia Civil -

Uma operação da Polícia Civil e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, deixou, ao menos, 13 suspeitos mortos e três pessoas feridas ontem. A ação mirou o cumprimento de mandados de prisão contra lideranças do Comando Vermelho (CV) de outros estados que estariam abrigados no complexo.

Um dos mortos é Leonardo Costa Araújo, o Leo 41, apontado como um dos chefes da facção no Pará. Ele seria um dos responsáveis por série de ataques naquele estado contra agentes de segurança pública. Desde 2021, mais de 40 agentes foram mortos no Pará.

O grupo comandado por Leo ainda seria responsável por ter orquestrado o assalto no Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, em junho do ano passado, onde um segurança foi morto.

Duas moradoras foram baleadas e levadas para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê: Roseni Paulino Dias, 53 anos, e Sonia Maria da Silva, 62. A neta de Sonia Maria disse que ela ia buscar uma receita médica no Posto de Saúde da Palmeira quando foi ferida.

Na operação foram usados cinco blindados, dois helicópteros e 80 homens do Bope, da Core e ainda agentes da polícia do Pará. Diversas armas como pistolas, 13 fuzis, espingarda, revólver e metralhadoras foram apreendidas.

A direção do Heat registrou a entrada de 16 pessoas baleadas e 13 morreram. Além das duas mulheres baleadas, outro homem foi ferido.