MetrôRio anuncia esquema de funcionamento para os dias de show do Coldplay no Engenhão

A banda britânica vai se apresentar três vezes no estádio Nilton Santos e concessionária vai expandir funcionamento de uma estação

MetrôRio terá esquema especial para volta do público de show do Coldplay, no Nilton Santos
MetrôRio terá esquema especial para volta do público de show do Coldplay, no Nilton Santos -
Rio - O MetrôRio anunciou esquema especial de funcionamento para atender os fãs que irão assistir aos três dias de show da banda britânica Coldplay no estádio Nilton Santos (Engenhão). A concessionária irá estender o horário de funcionamento de uma de suas estações para garantir a volta para a casa do público.
Nos dias 25 (sábado) e 26 (domingo), a estação Central do Brasil, que faz a integração com a SuperVia, funcionará até 1h30, tendo seu horário estendido para embarque e desembarque. As demais estações do sistema metroviário só funcionarão para desembarque.

Já na terça-feira (28), quando acontece a última apresentação do grupo no Rio, a estação Central do Brasil funcionará também até 1h30, mas apenas para embarque. As demais estações do sistema funcionarão somente para desembarque e dispersão do público.
O MetrôRio orienta que os clientes devem estar na plataforma de embarque da estação Central do Brasil/Centro até 1h30 da manhã. Depois desse horário, não será possível mais embarcar no sistema, e as estações ficarão abertas apenas para o desembarque das últimas viagens. Por isso, a concessionária sugere que os clientes antecipem a compra do bilhete para facilitar o embarque durante a ida e volta do evento, no site ou aplicativo do GIRO, nas estações, ou que paguem suas passagens por aproximação com cartões ou dispositivos habilitados com tecnologia NFC, direto na catraca na hora do embarque, ou com o Riocard Mais.

Transferência entre as linhas 1 e 2

No sábado (25), a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. Já no domingo (26), a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, sem necessidade de transferência na estação Estácio. As linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. Na terça-feira (28), a transferência entre as linhas 1 e 2 nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central).

Metrô na Superfície (MNS)

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (25); e das 7h às 22h30 no domingo (26). Já na terça-feira, o serviço funcionará das 5h às 23h30.

Cartão Giro e pagamento por aproximação

A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site  ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
Linha Amarela
A Lamsa – concessionária que administra a Linha Amarela - prevê um aumento de 9% no fluxo de tráfego na via de sábado (25) até a próxima terça-feira (29). A expectativa é que 578 mil veículos passem pela rodovia nesse período.
Ônibus
A Prefeitura do Rio recomenda o uso do transporte público (trem e metrô) devido às interdições para viabilizar o evento e às diversas proibições de estacionamento que serão implantadas no entorno.
SuperVia
Para a ida ao evento, nos dias 25 e 26, a SuperVia terá viagens extras saindo da Central do Brasil para a estação Olímpica de Engenho de Dentro, entre 17h e 20h, com partidas a cada 30 minutos. No dia 28 (terça-feira), as partidas especiais começam às 17h30. Todas essas viagens serão diretas. Ou seja, o trem sai da Central do Brasil com desembarque somente na estação Olímpica de Engenho de Dentro.

Após o término do show, o público também poderá contar com trens extras no sentido Central do Brasil, Santa Cruz e Japeri. O Japeri fará o serviço 'expresso', parando em Madureira e Deodoro. Já o Santa Cruz fará serviço de parador, atendendo as estações do ramal Deodoro.

Para o passageiro que não tem o cartão RioCard e quer adquirir o bilhete da SuperVia, a concessionária recomenda que os interessados comprem de forma antecipada em qualquer estação de trem.
Polícia Militar
Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar, a expectativa é que cerca de 70 mil pessoas passem pelo Estádio Nilton Santos, em Engenho de Dentro, durante os shows da banda Coldplay. A PM informou que o 3° BPM (Méier) adotará um esquema especial que receberá o reforço de outras unidades da corporação.
O Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) irá atuar nas principais estações de trem de acesso ao estádio. Já as equipes do Batalhão de Vias Expressas estarão dispostas nas saídas 3, 4 e 5 da Linha Amarela, saídas de acesso ao local do show.
Policiais da Cavalaria e do RECOM irão cobrir todos os acessos e redondezas do estádio, junto às equipes do 3° BPM.