Investindo na qualidade de vida da população, Petrópolis comemora 180 anos resgatando o título de Cidade Acolhedora. Um dos exemplos é a grande reforma no Hospital Alcides Carneiro. A maior unidade pública de saúde da região passa por ampla transformação que inclui novos equipamentos e cuidados especiais com a limpeza. No Centro Cirúrgico, que passou a funcionar também aos sábados, já foram realizados mais de 300 procedimentos, reduzindo de forma significativa a fila de espera. O Pronto Socorro do Alto da Serra e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro e de Cascatinha também passam por reformas.
Outro setor fortalecido pela prefeitura é a educação. Em 2022, após minuciosa reorganização, foram criadas mais de 4 mil vagas em creches. A inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Augusto Pugnaloni e a reabertura do CEI Carangola são outros destaques. Além de reabrir a unidade que havia sido fechada pela gestão anterior, o prefeito Rubens Bomtempo duplicou o número de vagas.
CONCILIA PETRÓPOLIS
Atenta às dificuldades enfrentadas pela população nos últimos anos, a prefeitura de Petrópolis criou um programa para facilitar a regularização de débitos dos contribuintes com o município, tais como IPTU, ISS e outras taxas e impostos. Além da possibilidade de parcelamentos em condições especiais, os descontos de juros e multas do "Concilia Petrópolis" chegaram a 100% no caso do pagamento em cota única.
De acordo com o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa, mais de 3.350 pessoas aproveitaram a oportunidade dada pela prefeitura e negociaram dívidas que superaram R$ 15 milhões. "Uma oportunidade para o cidadão ficar em dia com suas obrigações e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para a prefeitura aumentar a sua arrecadação para seguir realizando as obras de resposta às chuvas", disse Paulo Roberto.