Petrópolis retoma papel de destaque no turismo

Destino turístico categoria A, cidade dobra orçamento do setor

Petrópolis é um destino turístico categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo. Considerando apenas os setores ligados diretamente ao turismo, como hotelaria e gastronomia, o PIB (Produto Interno Bruto) da área gira em torno de 6%, mas o impacto alcança cerca de 53 outros segmentos da economia. Ainda que não sejam diretamente ligadas à atividade turística, são beneficiadas áreas como indústrias de roupas de cama e banho, móveis, bebidas, alimentos, gráficas, transporte, serviços de segurança, limpeza, telefonia, artesanato e cultura.

Com 180 anos de histórwia, Petrópolis guarda verdadeiras joias arquitetônicas que ajudam a contar a entender a realidade brasileira e preservar a cultura do país. O Museu Imperial, a Casa da Princesa Isabel, o Palácio Amarelo, o Palácio de Cristal, a Casa de Petrópolis e o Museu Casa de Santos Dumont estão entre os atrativos turísticos e culturais mais relevantes da região. As belezas de caráter religioso também se destacam na cidade, com construções históricas como a Igreja Luterana, a Catedral São Pedro de Alcântara, a Sinagoga Israelita, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Mosteiro da Virgem.

A variedade dos atrativos impressiona os turistas. As opções vão da imperdível Cervejaria Bohemia ao encantador Museu dos Brinquedos, passando pela Casa de Cultura Raul de Leoni, pelo Parque Natural Padre Quinha, pelo Museu de Porcelana, entre outras.

Com o orçamento duplicado, a cena cultural de Petrópolis em 2023 promete ser uma das mais movimentadas de sua história. O fortalecimento do Fundo Municipal de Cultura (FMC), a reabertura do Cine Humberto Mauro, a revitalização do prédio do Centro de Cultura Raul de Leoni, a realização de prêmios de reconhecimento artístico e de editais de fomento à cultura; além da valorização dos artistas e produtores locais, são alguns dos investimentos promovidos pela prefeitura.

"A história, a arquitetura e as belezas naturais fazem com que a cidade respire cultura. Investir nesse setor é também investir em economia, geração de emprego e renda. E tudo isso passa não apenas pela revitalização dos equipamentos, mas também na valorização dos nossos artistas locais", comentou o prefeito Rubens Bomtempo.

A secretária de Cultura, Diana Iliescu, destaca a importância dos grandes eventos de valorização cultural que Petrópolis sedia, como a Bauernfest, a Serra Serata, o Bunka-Sai e o Ubuntu. "São eventos tradicionais que movimentam a cidade e que são realizados em espaços públicos. A riqueza cultural de Petrópolis está representada nestas festas e nas diversas manifestações culturais dos nossos cinco distritos, desenvolvidas pelos nossos artistas e produtores culturais", disse Diana.

Para saber mais sobre os atrativos, meios de hospedagem, gastronomia e eventos de Petrópolis, o interessado pode visitar o site da TurisPetro ou entrar em contato pelo telefone 0800-0241516 ou pelo WhatsApp (24) 2237-3321. O atendimento é das 9h às 17h entre segunda e sábado e das 9h às 14h nos domingos e feriados.