Lamentos e avaliação dos prejuízos

O drama dos moradores afetados por estouro de adutora em Santíssimo

Soraia estava trabalhando e só viu estrado deixado por inundação neste domingo
Soraia estava trabalhando e só viu estrado deixado por inundação neste domingo -

A situação das famílias que tiveram suas casas inundadas pelo rompimento de adutora em Santíssimo, Zona Oeste do Rio, no sábado, segue dramática mesmo 24 horas após o incidente. O chão repleto de lama, a falta de água para limpar as casas e a incerteza quanto ao futuro são as principais queixas dos moradores da Estrada do Lameirão. 

A cuidadora de idosos, Soraia dos Santos Carneiro, estava trabalhando no sábado e, por isso, só conseguiu ver o estrago deixado pela inundação na sua casa ontem. O imóvel, de apenas dois cômodos, estava completamente revirado e devastado pela lama.

"É muito triste ver isso. Acabou com tudo. Tudo que eu tinha. Um prejuízo sem tamanho. Perdi geladeira, fogão, televisão e, por pouco, não perco a minha gatinha, que conseguiu sobreviver porque ficou em cima de um móvel", comentou a moradora.

A cabeleireira Beatriz Margarida, que tem um salão na estrada atingida pela enchente, lembra que só conseguiu salvar suas coisas porque percebeu o volume da água subindo. "Meu salão também entrou água, mas só até o rodapé, e eu consegui levantar os móveis, mas as minhas tias não. Elas perderam tudo", contou a cabeleireira.

O autônomo Edvaldo Cândido, que tentava retirar o que sobrou da sua casa, ontem, fala sobre a necessidade do apoio das autoridades. "Perdi tudo e não tenho condição de nada. Minha casa está rachada e estou esperando a prefeitura me arrumar um cantinho. Precisamos de um lugar para ficar até recebermos o ressarcimento da empresa", disse.