Sem motivos para ter 'cãomemoração'

Suipa faz 80 anos lutando para cuidar dos bichos e com uma fortuna em dívidas

Cachorros e outros hóspedes chegam em petição de miséria, mas são bem tratados e postos para adoção
Cachorros e outros hóspedes chegam em petição de miséria, mas são bem tratados e postos para adoção -

Atropelados, abandonados e vítimas de maus-tratos. Assim os animais chegam à Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa). Lá passam por avaliação clínica, são medicados, alimentados e postos para adoção. A instituição, que faz 80 anos em 27 de abril, carece de ajuda financeira principalmente para alimentar os 2.200 animais, que consomem cerca de 650kg de comida por dia. Hoje a Suipa acumula dívidas em torno de R$ 90 milhões.

Para obter doações, a ONG criou campanha on-line e promove programação especial neste mês, como uma comemoração na Alerj e um evento de adoção em Copacabana.

Há 20 anos, a Suipa chegou a perder o título de entidade pública federal. Para reavê-lo, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ foi a Brasília, ano passado, e recuperou o título. "A antiga presidente da instituição, falecida Isabel Cristina, esteve na audiência para receber novamente o título que, com muita luta, conseguimos de volta", lembrou o presidente da comissão, Reynaldo Velloso.

Segundo ele, situações como a da Suipa, que tem uma dívida impagável, vêm acontecendo com outras instituições e ONGs de animais pelo país. "Isso está acontecendo porque o Brasil, hoje, não tem um programa de políticas públicas voltadas para os animais. Temos quase 40 milhões de animais abandonados no Brasil, isso só cão e gato. Fora jumento, entre outros", salientou.