Dinheiro de bebidas vira briga e acaba em morte

Jovem de 25 anos foi baleado por policial militar durante confusão

'A mãe está aqui em um estado de choque imenso', disse advogada da família de Felipe Santos de Souza
'A mãe está aqui em um estado de choque imenso', disse advogada da família de Felipe Santos de Souza -

A confusão que levou à morte de Felipe Santos de Souza, de 25 anos, teria começado há três semanas, por causa de uma briga por dinheiro para bebidas, segundo familiares. O jovem foi baleado por policiais militares do 18º BPM (Jacarepaguá), após uma confusão na Rua Quiririm, na Vila Valqueire, Zona Oeste do Rio, quinta-feira (20). A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na sexta (21).

De acordo com o irmão da vítima, Robson Almeida, há três semanas um grupo de amigos estava reunido, como de costume, quando uma discussão por conta do dinheiro para as bebidas começou. Alterado, um dos rapazes, identificado apenas como Vitinho, teria agredido Felipe. Na semana seguinte, ele voltou ao local, mas parentes impediram que o jovem saísse de casa, para evitar que uma nova briga acontecesse. 

Entretanto, na quinta-feira, eles voltaram a se encontrar quando Felipe estava com amigos e uma confusão começou, mas foi apartada por um outra pessoa, que estava com um facão, e mandou que Vitinho se afastasse, porque não queria brigas no local. Ao ir embora, o homem encontrou uma viatura da PM e disse que Felipe estava armado. Segundo Robson, um dos policiais atirou dez vezes contra seu irmão, dos quais quatro disparos atingiram suas costas. Alguns dos disparos atingiram as vísceras e o ombro. 

"Cada um bota um dinheirinho para todo mundo beber igual. Sempre tem discussão boba de amigos, só que o outro estava alterado, já tinha bebido na quinta-feira e falou que meu irmão estava armado (...) Ele não estava armado, as filmagens mostram tudo, quando a polícia foi abordá-lo pela segunda vez, deu para ver que não estava armado", diz Robson.