Celebração homenageia o Servo de Deus Guido Schäffer nesta segunda-feira, no Recreio

Evento relembra a vida e o testemunho do médico, surfista e seminarista

Celebração acontece para relembrar a vida de Guido Schäffer
Celebração acontece para relembrar a vida de Guido Schäffer -
Rio - Nesta segunda-feira (1), acontece o Duc In Altum (DIA) na Praia, na Praia do Guido, Posto 11 do Recreio, na Zona Oeste, da 8h às 12h. Com tema "Hoje é o Dia", o evento é uma homenagem ao médico, seminarista e surfista Servo de Deus Guido Schäffer e relembra os 14 anos de seu falecimento. É chamado Servo de Deus o fiel que tem o processo de beatificação iniciado. Desde 2015, o Vaticano analisa a causa de canonização de Schäffer.

O tema faz referência a uma frase dita por Schäffer, em uma entrevista de rádio, que tinha como base o versículo de 2ª Coríntios 6:2: "Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação". O "DIA" na Praia conta com tradicional Bênção das Pranchas, seguida do Terço do Servo de Deus Guido Schäffer, da Adoração ao Santíssimo Sacramento e da Santa Missa. O evento termina com a Roda de Surfistas no mar, em homenagem ao Servo de Deus, às 11h30.

Duc In Altum, significa “mergulhar em águas mais profundas”. A celebração tem como objetivo dar testemunho da vida e obra de Guido e congrega padres, seminaristas, familiares, amigos e devotos de Guido Schäffer, que fez a sua Páscoa definitiva no dia 1º de maio de 2009.

"Este evento na praia, no dia 1º de maio, foi um pedido de nosso pastor, Dom Orani João Tempesta. Ele nos disse que o local onde um Servo de Deus fez sua Páscoa definitiva deve ser visitado pelos fiéis", diz a mãe de Guido, Maria Nazareth Schäffer. É denominada Páscoa definitiva o que a Igreja considera a passagem para a vida eterna.

Neste ano, também estará em destaque a Pré Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. De acordo com a família, o tema da celebração é inspirado na citação bíblica escolhida pelo
Papa Francisco como lema da Jornada: "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lucas 1:39).

"Ao meditar sobre o lema escolhido pelo Papa, nos recordamos desta pregação de Guido: 'Hoje é o dia'! Não devemos deixar para atender ao chamado de Deus em nossa vida amanhã, a Graça de Deus se derrama no presente, no hoje", destaca a irmã de Guido, Ângela Isnard.

O Servo de Deus Guido Schäffer

Conhecido como Surfista Santo, Guido Schäffer foi médico e seminarista, e, atualmente, é um Servo de Deus e postulante à beatificação. Nascido em Volta Redonda em 22 de maio de 1974, foi criado em Copacabana.

Sua biografia revela que Guido externava um desejo: que se Deus lhe permitisse, gostaria de morrer no mar, onde sentia a presença de Deus a lhe falar na natureza. Ele veio a falecer em 1º de maio de 2009, em um acidente enquanto surfava no Recreio dos Bandeirantes. Em julho de 2011, o trecho do Posto 11 recebeu o nome de Praia do Guido.

Em toda sua vida, o Schäffer exerceu o sacerdócio e atuou em prol da propagação do evangelho, assistindo as Irmãs Missionárias da Caridade com a medicina. O Santo Surfista fundou diversos grupos de oração e, de suas participação em obras de caridades, existem relatos de curas inexplicáveis, as quais são consideradas milagres e fazem parte de seu processo de beatificação.
Guido Schäffer se tornou venerável pelo Vaticano neste sábado
Guido Schäffer se tornou venerável pelo Vaticano neste sábado Reprodução / Internet
Celebração acontece para relembrar a vida de Guido Schäffer
Celebração acontece para relembrar a vida de Guido Schäffer Divulgação
Celebração acontece para relembrar a vida de Guido Schäffer
Celebração acontece para relembrar a vida de Guido Schäffer Divulgação
Celebração acontece para relembrar a vida de Guido Schäffer
Celebração acontece para relembrar a vida de Guido Schäffer Divulgação