Grupo cai em golpe ao comprar ingressos para festival na Zona Sul

Suspeito enviou o mesmo documento falso para todas as vítimas

Todas as vítimas receberam o mesmo ingresso falso
Todas as vítimas receberam o mesmo ingresso falso -
Rio - Um grupo de amigos caiu em um golpe ao tentar comprar ingressos para o festival MITA, que acontece no sábado (27), na Gávea, Zona Sul da cidade. O suspeito, identificado como Renan Feitosa Barroso, vendia as entradas por R$ 400 cada e, segundo as vítimas, enviou o mesmo bilhete, falso, para todas as pessoas. 
De acordo com uma das vítimas, o redator Mateus Alcântara, de 26 anos, inicialmente, Renan parecia ser uma pessoa confiável porque os dois eram do mesmo ciclo de amigos. "Ele se mostrava super confiável, ficava puxando assunto e chegou a me enviar os documentos dele".  
Além disso, Mateus afirmou que o suspeito é um jovem de classe média alta e que havia estudado em colégios renomados no Rio.
O grupo, que perdeu mais de mil reais, começou a desconfiar porque os arquivos enviados tinham qualidade ruim e eram todos iguais. "Ele ficava enrolando muito e inventava várias desculpas, quando mandou o ingresso, o pdf estava totalmente ilegível", explicou Mateus. 
Em seguida, Mateus questionou a ilegibilidade do documento e pediu o dinheiro de volta. "Eu falei que iria expor ele nas redes sociais porque eu tinha todos os documentos dele. Depois disso, eu fui no banco e fiz a contestação do pix. A conta dele foi bloqueada e ele ainda veio me chamar de cara de pau", afirmou.
A estudante de medicina Ana Clara Thurler, de 21 anos, também foi vítima do golpe. No momento em que realizava a transferência do dinheiro, o banco de Ana notificou uma possível fraude. Na mensagem, aparecia que outros clientes haviam denunciado aquela conta.
Renan se justificou afirmando que um cliente dele havia feito o pedido de devolução do pix e por isso apareceu a mensagem de suspeita de fraude. "Eu já falei com meu gerente e ele está tentando retirar. Vou até te mandar o print da conversa com ele para você ver que não é mentira", diz Renan à estudante. 
Outros golpes
O grupo foi atrás de conhecidos de Renan e descobriram que não era a primeira vez que o jovem aplicava golpes como esse. "Descobrimos mais quatro pessoas que levaram esse golpe do MITA e outras três que passaram pela mesma coisa em outros eventos. Ele realmente é um estelionatário e a situação é caótica", relatou Mateus. 
Segundo as vítimas, conhecidos de Renan afirmaram que ele não é uma pessoa de confiança e que o suspeito deixou o Rio e foi para Curitiba devendo dinheiro. Após a repercussão, o suspeito bloqueou as vítimas e excluiu as redes sociais.
O caso foi registrado na 19ª DP (Tijuca) e segundo a Polícia Civil, as investigações estão em andamento e agentes realizam diligências para apurar os fatos.
Conversa entre Mateus e Renan após o grupo descobrir que havia caído em um golpe
Conversa entre Mateus e Renan após o grupo descobrir que havia caído em um golpe Reprodução / Arquivo Pessoal
Banco de uma das vítimas notificou uma possível fraude
Banco de uma das vítimas notificou uma possível fraude Reprodução / Arquivo Pessoal
Renan é suspeito de aplicar golpe em grupo de amigos
Renan é suspeito de aplicar golpe em grupo de amigos Reprodução / Redes Sociais