205 anos do Museu Nacional

Cariocas curtem dia de sol com exposições na Quinta da Boa Vista

Comemoração dos 205 anos do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. Neste Domingo (04).
Comemoração dos 205 anos do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. Neste Domingo (04). -

O Museu Nacional celebrou ontem seus 205 anos de existência com exposições científicas, roda de samba e atividades recreativas destinadas a turistas e moradores da cidade. Vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, o museu é a mais antiga instituição científica do Brasil e, após ter passado por um incêndio em 2018, segue em processo de restauração. No mesmo embalo, cariocas aproveitaram o dia ensolarado na Quinta da Boa Vista para curtir com amigos e familiares.

Em torno da estátua de Dom Pedro II, bem em frente ao museu, uma feira de produtos foi montada e, não muito distante dali, estandes com apresentações artísticas, atividades circenses e oficinas tiveram a participação de pessoas de diversas idades. 

A agente educativa de creche, Vania Regina, de 51 anos, estava no evento acompanhada de seu grupo da Casa de Axé Ogun Alakoro, que realizou apresentações e palestras, e aproveitou para revisitar o museu. "Há muitos anos eu vim quando era criança. Foi muito triste o incêndio. Essa visita está sendo muito importante principalmente para nossas crianças de Magé, pois elas não têm essa vivência. Muitas delas nunca saíram nem do nosso bairro", contou.

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, participou das exposições científicas, respondendo perguntas e tirando dúvidas. "O Museu mais antigo do país comemora 205 anos de existência. Nós estamos muito felizes por podermos trazer para o público um pouquinho do que a gente faz na nossa casa, inclusive história. Podemos mostrar ao público que Museu Nacional vive!".