Incêndio e explosão em duas empresas de SP mata um e ferem dez

Em uma unidade da empresa petroquímica Braskem, em Santo André, o incêndio de um tanque deixou uma pessoa morta e outras quatro feridas. Em Várzea Paulista, uma explosão em uma empresa que produz resinas feriu seis pessoa

Incêndio em Polo Petroquímico da Braskem deixou um morto e quatro feridos
Incêndio em Polo Petroquímico da Braskem deixou um morto e quatro feridos -
São Paulo - Duas empresas, uma localizada em Santo André, no ABC, e outra em Várzea Paulista, região metropolitana de Jundiaí, no interior do Estado, foram palco de acidentes que deixaram vítimas durante a manhã desta quinta-feira. Em uma unidade da empresa petroquímica Braskem, em Santo André, o incêndio de um tanque deixou uma pessoa morta e outras quatro feridas. Em Várzea Paulista, uma explosão em uma empresa que produz resinas feriu seis pessoas.

O incêndio em um tanque petroquímico da Braskem teve início por volta das 9 horas. De acordo com as empresas envolvidas, cinco pessoas foram atingidas pelo fogo e uma delas morreu no fim da manhã. Entre as outras quatro, duas foram hospitalizadas em unidades da região e duas apresentaram ferimentos leves.

As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pela empresa. Em nota à imprensa, a Braskem afirmou que o tanque petroquímico estava em manutenção e a brigada de emergência do polo industrial foi acionada assim que o fogo começou, juntamente com o Corpo de Bombeiros, que ao longo do dia realizou o trabalho de controle das chamas.

Todas as pessoas que estavam na fábrica foram retiradas do local por segurança. A empresa informou também que entrou em contato com as famílias das vítimas para prestar o apoio necessário.

PINTURA

A Tenenge, que presta serviço para a Braskem, explicou que ocorria uma atividade de pintura no momento do acidente. As cinco vítimas do incêndio eram colaboradores da empresa. "Com imenso pesar, confirmamos que lamentavelmente um deles veio a óbito no final desta manhã, apesar de todos os esforços realizados pela equipe médica no local e na instalação hospitalar, para onde o funcionário foi encaminhado com o apoio do Corpo de Bombeiros", informou a empresa em nota oficial. "A Tenenge, através de suas equipes especializadas, segue focada no apoio às vítimas, seus familiares e colaborando com os agentes públicos no local", acrescentou.

EXPLOSÃO

No município de Várzea Paulista, os seis feridos na explosão de uma fábrica de resinas foram levados a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Até as 19 horas de ontem, o estado de saúde das vítimas não havia sido informado.

O acidente aconteceu por volta das 7 horas. Os motivos da explosão são alvo de investigação. A suspeita, no entanto, é de que ela o tenha sido ocasionada por uma caldeira da fábrica.

O impacto do acidente foi tão grande que parte do teto do galpão da empresa foi abaixo. Alguns destroços atingiram as casas vizinhas. Agentes da Defesa Civil avaliavam ontem se a estrutura de alguma delas foi danificada, mas até as 19 horas de ontem não havia um balanço.