Muita história quente para ser contada

Livro que celebra os 350 anos de Bangu será lançado em setembro

Parte da equipe responsável pela obra posa no Museu de Bangu, que guarda muitas relíquias e fotos antigas
Parte da equipe responsável pela obra posa no Museu de Bangu, que guarda muitas relíquias e fotos antigas -

Uma paixão em comum uniu 10 pessoas com o mesmo objetivo: homenagear com um livro especial o bairro de Bangu, que completou 350 anos em março. O lançamento será em 2 de setembro em lugar a ser definido no próprio bairro da Zona Oeste, famoso por suas altas temperaturas no verão.

Para provar que Bangu vai além do título de bairro mais quente do Rio, o coletivo se uniu para contar sua história por meio de 38 biografias. Alguns personagens são conhecidos, outros nem tanto, mas todos têm importância na região.

Entre eles estão o escritor José Mauro de Vasconcelos, autor de 'Meu Pé de Laranja Lima', a Miss Bangu Edda Soares Pinto, o contraventor Castor de Andrade e nomes importantes do futebol, como Domingos da Guia e Zózimo.

Há também cenários, como a Fazenda Bangu e a famosa fábrica de tecidos. Um dos autores, Paulo Vitor Braga, apresentou a ideia de comemorar o aniversário com o livro ao presidente do Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, Benevenuto Rovere Neto, que abraçou o projeto. "Um livro acaba sendo um documento perpétuo", justificou Braga.