Pacientes e funcionários saem às pressas em unidade do INCA após vazamento de substância

Hospital dedicado ao tratamento de pacientes com câncer de mama em Vila Isabel teve de ser evacuado após incidente no centro cirúrgico

Unidade do Inca III, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio
Unidade do Inca III, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio -
Rio - Um vazamento de substância assustou pacientes e profissionais que tiveram de sair às pressas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) III, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, no fim da manhã desta terça-feira (15). O local precisou ser evacuado por cerca de uma hora por conta do incidente. 
De acordo com a direção do instituto, a ativação do protocolo de emergência foi causada por um balão de nitrito do centro cirúrgico do hospital que teria gerado fumaça. Com isso, o sistema de resfriamento e os alarmes foram disparados e uma cirurgia que acontecia no local precisou ser interrompida. 
A direção da unidade explica ainda que apesar do susto a situação foi prontamente controlada pela equipe de segurança e funcionários do hospital, que procederam à evacuação do local. Em seguida, o Corpo de Bombeiros do Grajaú foi acionado e compareceu ao local. Ninguém se feriu no incidente. 
"Os bombeiros conduziram uma avaliação minuciosa das instalações para garantir a completa segurança do ambiente", informou o Inca, que já liberou as instalações para a retomada dos atendimentos ambulatoriais. As cirurgias que seriam feitas no local, contudo, tiveram de ser transferidas para a Unidade II, que fica na Rodoviária. 
De acordo com o diretor da unidade, Marcelo Bello, os procedimentos foram realocados por conta do forte cheiro do material gerado no incidente. "A substância é utilizada num laboratório de patologia. Ela provocou uma fumaça muito grande, um cheiro muito forte e houve um medo que fosse um princípio de incêndio. O que não era, era só um vazamento mesmo e que foi rapidamente controlado", explicou.