Estação Carioca do Metrô vai receber o mutirão do CIEE

Vagas de estágio afirmativas são destinadas a mulheres pretas que estejam cursando a partir do segundo período do ensino superior

Entre as oportunidades de estágio, há 550 vagas para estudantes de Direito
Entre as oportunidades de estágio, há 550 vagas para estudantes de Direito -
Nesta quarta, 23, e quinta-feira, 24, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) promove um mutirão de atendimento na estação Carioca/Centro do Metrô, em parceria com a concessionária. Serão 1.300 vagas de estágio afirmativas destinadas a mulheres negras, estudantes de qualquer área de formação a partir do segundo período da faculdade.

A iniciativa — que será realizada de 7h às 18h, no mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile) da estação — faz parte do programa CIEE em Movimento, que tem como objetivo levar oportunidade e informação para jovens estudantes que desejam começar uma carreira. O processo seletivo avaliará a capacidade técnica, analítica e habilidades comportamentais das candidatas. Para o curso de Direito serão oferecidas 550 oportunidades na área jurídica de grandes órgãos públicos.

As jovens que forem à estação Carioca ainda poderão se inscrever gratuitamente para participar da palestra on-line: “Empoderamento da mulher preta e os desafios da inserção no mercado de trabalho”, que acontecerá na quinta-feira, às 14h. Especialista em Desenvolvimento de carreira, Viviane Ferreira vai dar orientações profissionais, dicas de como produzir um currículo que faça a diferença, além de divulgar as vagas disponíveis.

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em 2022, a taxa de desemprego no país ficou em 9,3%. Entre as mulheres negras, o indicador ficou em 13,9% e entre os homens negros 8,7%.

A meta do CIEE Rio é dar visibilidade e oportunidades para esse público e aumentar o número de pessoas negras, especialmente mulheres, no mercado corporativo, diminuindo as desigualdades.