Mortes no Rio Grande do Sul após temporais sobem para 78

A Defesa Civil comunicou também que há 105 desaparecidos e 175 feridos

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75
Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75 -

 

O número de mortes e de pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul cresceu nas últimas horas, de acordo com dados atualizados pela Defesa Civil no boletim das 18h deste domingo (5). Até o momento, foram confirmados 78 óbitos, sendo que outras quatro mortes estão sendo investigadas. No boletim divulgado mais cedo neste domingo, às 12h, havia 75 mortes confirmadas e seis em investigação.

A Defesa Civil comunicou também que há 105 desaparecidos e 175 feridos. Ao todo, 18.487 pessoas estão em abrigos (mais cedo, eram 16.609), de um total de 844.673 afetadas (antes eram 780.725).

As chuvas também provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo (5), são registrados 113 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.

No fim da manhã deste domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, desembarcaram na Base Aérea de Canoas (RS). A comitiva também é composta por 13 ministros; pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva; pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin; e pela primeira-dama Janja Lula da Silva.

Como ajudar

Neste momento, os itens mais necessários para doação são colchões novos ou em bom estado, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte. 

*Com informações da Agência Estado e Agência Brasil