Traficantes sequestram ônibus e fazem barricada após morte de chefão do CV

Nove ônibus foram tomados por populares no Complexo do Chapadão. Em Belford Roxo, dois foram incendiados

Ônibus incendiados por criminosos em Belford Roxo, na Baixada Fluminense
Ônibus incendiados por criminosos em Belford Roxo, na Baixada Fluminense -
Uma operação da Polícia Militar no Complexo do Chapadão, na Zona Norte, na manhã desta quarta-feira (14), resultou na morte de Washington da Costa Oliveira, conhecido como 'W' ou 'Charlote', apontado como um dos chefes do Comando Vermelho. Durante a operação, outros quatro criminosos foram presos, e um fuzil e três pistolas foram apreendidos.

Em represália à morte do líder, traficantes ordenaram o sequestro de nove ônibus, que foram usados para bloquear vias na região. Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, dois ônibus intermunicipais foram incendiados, mas a PM ainda não confirmou a conexão entre os incidentes. Até agora, três dos nove ônibus sequestrados foram liberados, enquanto os outros seis permanecem sob controle dos traficantes.

A operação policial tinha como objetivo reprimir o roubo de veículos na Avenida Brasil e nos principais acessos à comunidade. Como resposta, o policiamento foi reforçado na região do Chapadão e em Belford Roxo.

Os incidentes também impactaram serviços públicos. A Clínica da Família Raimundo Alves Nascimento, localizada na Pavuna, suspendeu temporariamente suas atividades por segurança. No entanto, a Clínica da Família Manoel Fernandes de Araújo mantém o atendimento, exceto por visitas domiciliares. As escolas municipais na região do Chapadão e nas áreas de Pavuna e Anchieta não foram afetadas, mas três unidades dos Centros Integrados de Educação Pública (Ciep) estão fechadas nesta tarde.

Na terça-feira (13), outro ônibus havia sido sequestrado e usado como barricada para impedir a entrada da polícia nas comunidades Cinco Bocas e Pica Pau, em Brás de Pina, e Cidade Alta, em Cordovil, também na Zona Norte.