São Paulo e outras cidades da região metropolitana enfrentam problemas com a falta de energia desde sexta-feira, 11, quando um temporal com fortes rajadas de vento atingiu a região. No início da manhã desta segunda, segundo a Enel, 530 mil imóveis continuavam sem o fornecimento de energia elétrica. Só na capital eram cerca de 350 mil e os outros, em São Bernardo do Campo, Taboão da Serra e Cotia.
Não há prazo para o restabelecimento total do serviço. O Ministério de Minas e Energia deu prazo de três dias, contados a partir desta segunda, para que a Enel resolva os problemas de maior volume relacionados ao apagão em São Paulo.
Na zona sul da capital, a manifestação dos moradores era realizada perto do número 4.200 da Estrada do Campo Limpo. Moradores reclamavam da demora no restabelecimento e dos prejuízos decorrentes da falta de energia.
A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade (SPTrans) informou que o bloqueio à circulação dos ônibus no Campo Limpo durou dez minutos. Com apoio da Polícia Militar (PM), houve negociação e foi liberada uma faixa em cada sentido para a passagem dos coletivos, não tendo sido necessária a mudança de trajeto.
Em São Bernardo, um grupo de moradores se colocou sobre a pista e usou obstáculos para obstruir a antiga Estrada Velha de Santos nos dois sentidos, na altura do Bairro Capelinha. Além dos carros e caminhões, linhas intermunicipais e de ônibus que operam no município foram afetadas. A manifestação prejudicou os motoristas que usavam a estrada para acessar a Via Anchieta.
Conforme a Polícia Militar de São Paulo, os moradores concordaram em manter a manifestação na margem da rodovia e a passagem dos veículos foi liberada.
No fim da tarde deste domingo, 13, um protesto de moradores já havia bloqueado a pista sentido leste/norte do Rodoanel Mário Covas, no bairro Santa Tereza, em São Bernardo. O local foi liberado após negociações com a Polícia Militar.
Sobre as manifestações, a reportagem entrou em contato com a Enel e aguarda retorno. Em seu site, a empresa informa que até a manhã desta segunda, 1,5 milhão de clientes que ingressaram com chamados nos últimos dias tiveram o serviço normalizado. Disse ainda que suas equipes de campo foram reforçadas com pessoal do Rio de Janeiro, Ceará e outras distribuidoras.