Onze pessoas são presas por aplicar o golpe do falso empréstimo consignado

Polícia estourou escritório onde eram realizados os golpes, na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio

Grupo que atuava em um call center clandestino foi preso por associação criminosa
Grupo que atuava em um call center clandestino foi preso por associação criminosa -
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta segunda-feira (11), 11 pessoas envolvidas em um esquema de golpes do empréstimo consignado por meio de um call center clandestino, localizado no Centro do Rio.

De acordo com a investigação, o grupo utilizava uma cartilha com orientações detalhadas sobre como enganar as vítimas, muitas vezes aposentados e pensionistas do INSS. O manual incluía frases como: "Alô, bom dia, Dona Fulana? Aqui quem fala é ..., da seguradora ... O motivo do meu contato é referente à taxa associativa que está sendo descontada do seu benefício do INSS. O(A) senhor(a) tem conhecimento desse desconto?".

O documento também continha explicações sobre possíveis objeções que os clientes poderiam fazer, para que os golpistas soubessem como contornar as dúvidas e seguir com as fraudes.

Ao todo, os policiais levaram 19 pessoas à delegacia e 11 foram presas em flagrante pelo crime de associação criminosa. No call center, os agentes apreenderam os computadores que eram utilizados pelos golpistas. Após as formalidades legais, o grupo foi encaminhado ao sistema prisional.

Em 28 de setembro, a Polícia Civil também prendeu 11 pessoas em flagrante por integrarem uma quadrilha especializada no mesmo golpe, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Cartilha com orientações para aplicar golpe nas vítimas
Cartilha com orientações para aplicar golpe nas vítimas Divulgação / Polícia Civil