Macaé será reconhecida internacionalmente por projeto de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade

Iniciativa que concede auxílio financeiro será destaque na XXIX Cúpula de Mercocidades, na Argentina

Reconhecimento será concedido em Esteban Echeverría (Argentina)
Reconhecimento será concedido em Esteban Echeverría (Argentina) -
Macaé - Macaé será protagonista de um importante reconhecimento internacional durante a XXIX Cúpula de Mercocidades, que acontecerá de 4 a 6 de dezembro de 2024, em Esteban Echeverría, na Argentina. O evento reunirá líderes locais de 380 cidades de 10 países latino-americanos para discutir políticas públicas inovadoras e sustentáveis. Entre as iniciativas está o programa "Mulheres Livres", que concede auxílio financeiro a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, garantindo-lhes suporte para superar situações de vulnerabilidade.

O programa oferece R$ 650 mensais por seis meses, podendo ser prorrogado por até nove meses, e já beneficiou 213 mulheres desde sua criação em 2023. O auxílio é uma ferramenta crucial para promover a autonomia, romper ciclos de violência e criar oportunidades de reconstrução pessoal e social. Durante o evento, o projeto será apresentado em um painel dedicado à economia do cuidado, destacando sua relevância como exemplo de política pública eficiente e humanizada.
Sheila ainda destaca que o reconhecimento internacional é um marco para Macaé. “Estamos muito orgulhosos do trabalho que temos realizado em nosso município. Este reconhecimento é um reflexo do nosso compromisso em avançar na construção de políticas públicas que garantam a autonomia e os direitos das mulheres. Representa, ainda, a esperança de que muitas possam ter suas vidas transformadas por meios de ações como essa. Por isso não poderia deixar de agradecer a todos os setores do governo que direta ou indiretamente colaboram para que este projeto aconteça e ao prefeito Welberth Rezende pela sensibilidade em identificar a importância do Auxílio”, afirma.

A cúpula também terá debates sobre sustentabilidade, descentralização e desenvolvimento territorial. Um marco importante será a construção colaborativa do Protocolo de Gênero da América Latina, documento que visa consolidar compromissos em prol da igualdade de gênero. A formação de um grupo de trabalho dedicado ao tema também será discutida.

Para Macaé, o reconhecimento internacional reforça sua posição como referência em políticas públicas transformadoras. A participação no evento não apenas valoriza o impacto local do programa, mas também abre caminhos para parcerias e inovações que poderão beneficiar ainda mais mulheres em situação de vulnerabilidade.