Rio - Um vídeo mostra um momento inusitado no trabalho de policiais militares, quando uma dupla precisou ajudar uma jiboia a atravessar a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá. As imagens da cobra cruzando a via, que liga as zonas Norte e Oeste, na madrugada de sexta-feira (17), chamaram atenção e viralizaram nas redes sociais.
O registro do momento viral foi compartilhado por um dos PMs que participou do resgate da cobra. Na publicação, ele conta que realizava patrulhamento na Grajaú-Jacarepaguá, quando a equipe foi abordada por um motorista que havia se deparado com a jiboia na via e ficado parado, para que o animal não fosse atropelado.
Os policiais então fecharam a via e usando um galho de árvore, guiaram a cobra de volta a área de mata. "Minha equipe prontamente fechou a via e com um galho de árvore, por não ter treinamento especializado, tentou tirar essa jiboia da via para preservar sua vida. Então, eu com um galho fui conduzindo ela de volta para o mato, para que ela ficasse em local seguro e estivesse em seu habitat natural", contou o militar.
No vídeo, é possível ver a jiboia próxima a mureta que separa as pistas, quando os PMs se aproximam. Nas imagens seguintes, dois agentes, um deles com um galho de árvore, ajudam a cobra a atravessar a via. "O 'polícia' tem que fazer tudo, mesmo", brinca a pessoa que gravou o momento. O registro segue com a dupla conduzindo o animal até ele entrar no mato. Confira abaixo. "Graças a Deus conseguimos êxito e tudo continuou em sua total normalidade do serviço", completou o PM.
Em nota, a Polícia Militar informou que "a equipe policial reconduziu o animal à região de mata, não o deixando exposto na via de circulação de veículos". De acordo com o Museu de Zoologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a jiboia é uma serpente grande e não peçonhenta, podendo chegar a cerca de 2 a 3 metros de comprimento.
Para o resgate de animais silvestres como as jiboias, a população pode acionar a Patrulha Ambiental, por meio do 1746, no telefone, site ou aplicativo. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo 193. Nos casos de ferimento causado pelo animal, a vítima deve procurar uma das Unidades de Saúde ou o Pólo de atendimento Antirrábico.