Médica de maternidade da UFRJ é denunciada por injúria: 'Vou colocar no tronco'

Ministério Público afirma que Evelise Pochmann insultou técnica de enfermagem

Caso aconteceu na Maternidade Escola da UFRJ, em Laranjeiras, em abril do ano passado
Caso aconteceu na Maternidade Escola da UFRJ, em Laranjeiras, em abril do ano passado -
Rio - Uma médica foi denunciada pelo Ministério Público do Estado (MPRJ) por injúria racial contra uma técnica de enfermagem. O caso aconteceu em 2024, na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Laranjeiras, na Zona Sul. Na ocasião, a acusada disse à vítima que iria "colocá-la no tronco". 
Segundo a denúncia da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada, no dia 1º de abril do ano passado, Evelise Pochmann da Silva insultou a técnica de enfermagem durante um desentendimento no ambiente de trabalho. Ao questionar a organização das tarefas, a vítima foi insultada com frases como: "Vai trabalhar como? Vai lavar? Vai passar? Eu vou te colocar no tronco!" - a última em referência ao período da escravidão. 
Para o promotor de Justiça Alexandre Themístocles, a conduta da denunciada "feriu a honra e a dignidade da vítima, reforçando estereótipos racistas e a ideia preconceituosa de que pessoas negras não seriam aptas para trabalhos intelectuais". Na denúncia à Vara Criminal da Comarca da Capital, o MPRJ requer a condenação da médica à prisão, por crime de injúria racial. Além disso, o pagamento de um valor mínimo para reparação dos danos morais sofridos pela técnica. 
Procurada, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ainda não se manifestou sobre o caso. O espaço está aberto para manifestação. A reportagem do DIA tenta contato com a defesa de Evelise Pochmann da Silva.