Ação contra roubo de cargas e veículos registra tiroteio em comunidade da Zona Norte

Homem suspeito de envolvimento na morte de dois policiais é baleado

Material apreendido durante operação no Complexo da Maré
Material apreendido durante operação no Complexo da Maré -
Rio - A Polícia Militar realiza uma operação nesta quinta-feira (13) no Complexo da Maré, na Zona Norte, para instalação de redutores de velocidade, por meio de blocos de concreto, na Vila do João. O objetivo é dificultar a fuga de criminosos com cargas roubadas para o interior da comunidade. No local, um suspeito foi baleado após um intenso tiroteio durante a madrugada. 
De acordo com a corporação, o homem é suspeito de envolvimento na morte de dois policias militares, ocorrida em junho de 2024. Ele foi socorrido e encaminhado para uma unidade de saúde na Ilha do Governador. Com o criminoso, os agentes ainda apreenderam um fuzil, um rádio comunicador, munições e drogas.
Na ação, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram atacados a tiros nas proximidades da Vila do Pinheiro e houve confronto. Segundo moradores, os tiros foram registrados também na Vila do João e nas comunidades Salsa e Merengue e no Palace. Relatos apontam ainda que um cavalo foi atingido em meio ao tiroteio.
De acordo com o comando do 22º BPM, desde a instalação dos primeiros redutores na comunidade Nova Holanda, em setembro de 2024, os índices de roubo de carga na localidade tiveram uma redução de 100%. As barreiras estão sendo posicionadas de forma a garantir o direito de ir e vir da população. 
A operação conta com agentes Comando de Operações Especiais (COE) e do 22º BPM (Maré). Além disso, equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) intensificam o policiamento nas principais vias da região.
Impactos na saúde e educação
Devido aos confrontos, 14 escolas precisaram ser fechadas nas comunidades de Vila Pinheiro, Salsa e Merengue e Vila do João. Dentre elas, 13 são unidades municipais e uma é estadual.
Além disso, no momento, as clínicas da família Jeremias Moraes da Silva, Augusto Boal, Adib Jatene e o Centro Municipal de Saúde Vila do João suspenderam o início do funcionamento na manhã desta quinta-feira (13) e agora avaliam a possibilidade da abertura.
 
 
Material apreendido durante operação no Complexo da Maré
Material apreendido durante operação no Complexo da Maré Divulgação
Operação na Maré tem intenso tiroteio
Operação na Maré tem intenso tiroteio Reprodução