Homem fratura coluna em cinco locais ao cair de tobogã de 7 metros

Thyago Vinicius Oliveira tem compartilhado todo o processo de recuperação nas redes sociais

Thyago Vinicius Oliveira teve fratura na coluna, pelve e sacro e está em reabilitação
Thyago Vinicius Oliveira teve fratura na coluna, pelve e sacro e está em reabilitação -
Um homem, de 40 anos, teve fraturas em cinco locais diferentes após cair de uma altura de cerca de sete metros ao descer em um toboágua no parque aquático Itaipuland Park, em Itaipulândia, no oeste do Paraná. 
Thyago Vinicius Oliveira estava no local com a filha, a namorada e duas enteadas, quando decidiu descer por um toboágua e caiu ao ser lançado para fora. O caso aconteceu no início de fevereiro.
O empresário precisou ficar internado por dez dias em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e passar por pelo menos três cirurgias. Ele teve fraturas na pelve, na coluna e nos ossos do sacro e cóccix e passa por reabilitação para recuperar os movimentos. 

Segundo Oliveira, outras pessoas passaram pelo brinquedo antes dele, que disse ter seguido as orientações dos instrutores. Nas redes sociais, ele tem compartilhado todo o seu processo de recuperação, com o intuito de alertar sobre o ocorrido.
"Na descida percebi que estava subindo muito alto nas laterais do brinquedo, por se tratar de um toboágua não tem freio, nada poderia fazer pra diminuir a velocidade, foi então quando em umas das curvas percebi que sai voando pela lateral, só dei conta que tinha sofrido um acidente quando caí no chão, uma queda livre de aproximadamente 5-7 metros", relatou nas redes sociais.
Oliveira conta que, após a queda, esperou cerca de 40 minutos para a chegada de uma ambulância que o levou para um hospital da cidade. Porém, em razão da gravidade dos ferimentos, ele precisou ser transferido para Foz do Iguaçu e, depois, para Cascavel, ambas no oeste do Paraná.

"Me colocaram na maca e percebi que não eram profissionais da saúde porque eles quase me derrubaram inúmeras vezes. A salinha que eu fiquei era para colocar curativo simples, não tinha estrutura nenhuma e não ficou nenhum médico comigo", disse.
"(...) Várias vezes estive próximo, tanto na queda, transporte e as 3 cirurgias. Apesar de tudo, acredito que isso que estou passando hoje tem um propósito muito grande", acrescentou.
Nesta semana ele informou ainda estar acamado, com movimentação restrita e muita dor – mas, agora, em casa.
"Graças a Deus, eu consegui me salvar desse acidente, foi praticamente um milagre, pois nada explica eu não ter sofrido mais lesões, como traumatismo craniano, ou até mesmo uma fratura mais severa na coluna", escreveu.
Thyago ainda contou que sempre foi uma "pessoa radical", que já saltou de pêndulos e paraquedas. Hoje, ele afirma que repensa suas ações com uma visão diferente, pensando mais na segurança de sua vida.
"Há males que vêm para o bem, para evoluirmos espiritualmente e dar valor em pequenos momentos da vida que às vezes deixamos passar. Como um simples fato de pegar sua filha no colo, caminhar, até mesmo tomar um banho quente", apontou.
O Itaipuland Park Thermas & Resort, onde o acidente aconteceu, afirmou que no momento do ocorrido a equipe de socorristas do local atuou de imediato, seguindo todos os protocolos de primeiros socorros e que a vítima recebeu atendimento imediato e foi encaminhada ao serviço médico municipal para os cuidados necessários.
"O parque conta com um engenheiro interno responsável por vistorias periódicas em todas as atrações, garantindo a segurança dos visitantes que é uma prioridade inegociável", disse.
""Lamentamos profundamente o ocorrido e reafirmamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os visitantes. Contamos com um ambulatório próprio, equipado e atendido por profissionais capacitados para prestar assistência em qualquer eventualidade", acrescentou.
O parque não informou se o toboágua foi interditado ou se reformas serão feitas para garantir a segurança do local.
O Corpo de Bombeiros da cidade disse que fiscaliza as saídas de emergência e a segurança contra incêndio, e que os licenciamentos estão em dia. Além disso, a corporação informou que os brinquedos são atestados pelo engenheiro que desenvolveu os equipamentos.