Saiba quem fica no comando até a escolha do novo Papa

Na ausência do papa Francisco, a responsabilidade pela administração da Igreja Católica e do Vaticano é do camerlengo, cargo atualmente ocupado pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, nomeado pelo próprio Francisco em 14 de fevereiro de 2019. Inclusive, foi ele o responsável pelo anúncio da morte.

"Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza, devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã (02h35, no horário de Brasília), o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai", declarou o cardeal do Vaticano.

Farrell é irlandês nascido em Dublin e tem 77 anos. Ele estudou na Universidade de Salamanca, na Espanha, e em seguida na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Além de atuar durante a ausência do papa, o camerlengo tem outras funções essenciais dentro da Igreja católica, como organizar o funeral do pontífice e conduzir o conclave para a escolha de um sucessor. Ele fica com a chave da sala onde os cardeais se reúnem. Farrell assumiu essas funções, por exemplo, quando Francisco ficou mais de um mês, entre fevereiro e março, internado no Hospital Gemelli para tratar de uma pneumonia bilateral.