Rio - O Rio de Janeiro celebra, nesta quarta-feira (23), o santo de maior devoção da cidade: São Jorge. Guerreiro venerado na Igreja Católica e também cultuado como Ogum — o orixá da guerra e do ferro no Candomblé e na Umbanda —, ele é símbolo de força, coragem e proteção.
A cidade se mobiliza com missas, procissões, rodas de samba e feijoadas em vários bairros, reafirmando a fé que atravessa religiões, gerações e territórios.
Veja a lista:
Centro
No Centro do Rio, a Igreja de São Jorge da Praça da República abrirá as portas às 4h. Logo nas primeiras horas, fiéis formam longas filas para a emocionante visitação à histórica imagem do santo.
A programação na Avenida Presidente Vargas começa às 4h30, com oração, honras militares e a Alvorada Solene às 5h. Missas serão realizadas de hora em hora das 7h às 16h, culminando na missa solene às 18h, celebrada pelo cardeal Dom Orani João Tempesta.
Quem não puder estar presente poderá acompanhar tudo pelo YouTube e Facebook da Igreja de São Jorge.
Quintino
A festa na Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, na Rua Clarimundo de Melo, nº 769, começa cedo: às 5h da manhã, com a tradicional alvorada e intensa queima de fogos. Muitos fiéis chegam durante a madrugada para garantir seu lugar. Missas serão celebradas de hora em hora até às 16h, quando a comunidade sairá em procissão com a imagem do santo.
Realengo
Na Paróquia São Jorge de Realengo, na Rua Adolfo Konder, nº 141, a festa começa ainda na virada do dia 22 para o 23, com uma missa à meia-noite. Às 5h da manhã, a alvorada marca o início das celebrações, que continuam com missas de hora em hora até às 16h. Durante o dia, o clima de confraternização será reforçado com uma feijoada e uma roda de samba.
Niterói, na Região Metropolitana
Na Igreja de São Jorge em Niterói, a alvorada está marcada para às 6h, seguida da primeira missa campal às 6h30, na Rua Alcides Figueiredo, no Centro. Durante o dia, outras missas ao ar livre serão realizadas às 8h30, 10h30, 12h e 14h, com a última celebração prevista para as 17h. Em seguida, os fiéis sairão em procissão pelas ruas do bairro.
O 12º Batalhão da Polícia Militar, também localizado no Centro, promove uma missa especial em homenagem a São Jorge, precedida por uma queima de fogos. Para participar da cerimônia, a PM solicita a doação de 1kg de alimento não perecível.
O 12º Batalhão da Polícia Militar, também localizado no Centro, promove uma missa especial em homenagem a São Jorge, precedida por uma queima de fogos. Para participar da cerimônia, a PM solicita a doação de 1kg de alimento não perecível.
Escolas de samba também celebram São Jorge
O espírito de celebração também se espalha pelas quadras das escolas de samba do Rio, que unem música, feijoada e homenagens religiosas ao longo da data.