Dia Nacional do Choro é comemorado com apresentações em trem, na Zona Norte e em Niterói

Data foi escolhida para homenagear o nascimento de Pixinguinha

Hamilton de Holanda foi um dos nomes de destaque do evento
Hamilton de Holanda foi um dos nomes de destaque do evento -
Diversos eventos no Rio e em Niterói celebraram, nesta quarta-feira (23), data dedicada a São Jorge, o Dia Nacional do Choro, gênero musical brasileiro criado na Cidade Maravilhosa, no fim do século XIX. A data, estabelecida no ano 2000, foi escolhida para homenagear o nascimento do maestro e compositor Pixinguinha, responsável por consolidar e propagar o estilo.
Um dos eventos mais importantes foi o Trem do Choro, que chegou à 12ª edição, partindo da Central do Brasil com direção à Olaria, onde Pixinguinha morou. A iniciativa levou músicos para relembrar clássicos do choro nos vagões, honrando a tradição da música instrumental brasileira.
Desta vez, o Trem do Choro homenageou o músico e compositor Hamilton de Holanda, um dos dealizadores da data comemorativa. 

A concentração aconteceu às 10h na Central do Brasil. Em Olaria, simbolicamente batizada de "Estação do Choro Zé da Velha", músicos e admiradores do estilo seguiram em cortejo até a Travessa Pixinguinha, onde foi realizada uma homenagem ao compositor. O percurso terminou na Praça Ramos Figueira, com roda de choro e feira cultural.

Outro evento marcante é a terceira edição do Festival do Choro de Niterói - que começou na última terça-feira (22) e segue até o próximo domingo (27), com atrações nacionais e internacionais, jam session com palco aberto, área gastronômica, exposição e oficinas de formação para músicos de nível intermediário.

O festival conta com apresentações de nomes como Hamilton de Holanda, Rosa Passos, Áurea Martins, Caetano Brasil, Silvério Pontes e Leila Pinheiro. Além da francesa Camille Bertault e da flautista japonesa Naomi Kumamoto. Ao todo, mais de 60 artistas fazem shows em diversos pontos da cidade, levando música para o Mercado Municipal, o Reserva Cultural, a Sala Nelson Pereira dos Santos, o Campo de São Bento e o Horto do Barreto.

No próximo sábado (26), a Orquestra Forte de Copacabana fará uma apresentação especial em homenagem à data, na Alameda do Forte de Copacabana. Com entrada gratuita, o evento vai contar com a participação de músicos do projeto Choro no Forte.
Hamilton de Holanda foi um dos nomes de destaque do evento
Hamilton de Holanda foi um dos nomes de destaque do evento Reprodução / Instagram
Trem do Choro chegou em sua 12ª edição
Trem do Choro chegou em sua 12ª edição Reprodução/Redes sociais
O Trem do Choro saiu do ramal de Saracuruna rumo à Olaria
O Trem do Choro saiu do ramal de Saracuruna rumo à Olaria Reprodução / Instagram
A concentração aconteceu às 10h na Central do Brasil
A concentração aconteceu às 10h na Central do Brasil Reprodução / Instagram