Show de Lady Gaga em Copacabana terá esquema de segurança com 5 mil agentes

Expectativa de público para o show da próximo sábado (3) é de 1,6 milhão de pessoas

Governo do Estado realizou uma coletiva para divulgação do esquema de segurança
Governo do Estado realizou uma coletiva para divulgação do esquema de segurança -
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta segunda-feira (28), o esquema de segurança para o aguardado show de Lady Gaga, marcado para o próximo sábado (3), na Praia de Copacabana, Zona Sul. A apresentação deve atrair um público estimado em 1,6 milhão de pessoas e contará com a atuação de 5 mil agentes de segurança, entre policiais militares, civis e bombeiros.

Assim como no evento de Madonna, a Polícia Militar vai instalar pórticos de revista nas entradas da arena, onde o público será submetido a inspeções. Itens cortantes, inflamáveis e garrafas de vidro estão proibidos.

Durante o evento, 70 viaturas e 78 torres de observação estarão espalhadas pelo calçadão e pela areia, reforçando a vigilância. O patrulhamento contará ainda com 48 motocicletas e equipes especializadas em ações contra roubos e furtos em grandes aglomerações.

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel da PM será montado na Praça do Lido. Para garantir a segurança, drones e câmeras com tecnologia de reconhecimento facial transmitirão imagens em tempo real para o sistema de monitoramento. Filmagens das câmeras da Prefeitura e da Polícia Militar também serão incorporadas à operação.

Entre o Posto 6 e o Leme, ruas transversais farão parte de um cinturão de segurança, com revistas e barreiras para controlar o acesso. A partir das 11h de sábado, 18 ruas serão totalmente interditadas, impedindo a passagem de pedestres rumo à areia. Em outras vias, o acesso será permitido apenas após revista com detectores de metais e checagem facial.

A circulação de veículos particulares em Copacabana será proibida a partir das 18h de sábado. Apenas ônibus e táxis terão passagem liberada até 19h30, quando todo o bairro será fechado ao tráfego.

Reforço na fiscalização e operações especiais

As operações Lei Seca e Segurança Presente também serão intensificadas. A fiscalização contra a combinação de álcool e direção será ampliada na Região Metropolitana, com blitzes e ações educativas tanto nas praias quanto durante o show.

Em Copacabana, o efetivo do Segurança Presente será multiplicado por oito, com 80 policiais distribuídos em 40 viaturas. Os agentes estarão posicionados nas vias de grande circulação, barreiras de acesso e nas entradas dos principais hotéis.

Atuação do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros disponibilizará 400 militares ao longo da praia, preparados para atuar em frentes terrestre, aérea e marítima. Três unidades operacionais estarão de prontidão: o 3º Grupamento Marítimo de Copacabana, o 17º Grupamento de Bombeiros Militar de Copacabana e o 1º Grupamento Marítimo de Botafogo.

Doze postos de guarda-vidas funcionarão antes, durante e após o evento, prontos para prestar socorro imediato. O apoio contará ainda com aeronaves, ambulâncias, quadriciclos, motos aquáticas, barcos infláveis, lanchas e veículos de combate a incêndio, inclusive escadas mecânicas capazes de atingir mais de 40 metros de altura.