Thiago da Silva Folly tinha 227 anotações criminais e era procurado pela Justiça desde 2016. Com extensa ficha criminal e envolvimento em crimes como tráfico de drogas e homicídios, o traficante também estava envolvido na morte dos agentes do Bope Rafael Wolfgramm Dias e Jorge Galdino Cruz, em julho do ano passado.
Ligado à facção Terceiro Comando Puro (TCP), ele chefiava o tráfico de drogas em localidades da Maré. O complexo de 16 favelas tem localização estratégica e se tornou um campo de intensas disputas para o crime organizado.
Em 2014, traficantes do Complexo da Maré foram denunciados e tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça Militar por terem envolvimento na morte do cabo do Exército Michel Augusto Mikami. O militar, de 21 anos, servia em Campinas e estava no Rio fazendo parte da Força de Pacificação. Ele foi assassinado no dia 28 de novembro de 2014, com um tiro na cabeça.
Em 2016, uma viatura da Força Nacional de Segurança foi recebida a tiros de fuzil, na tarde do dia 10 de agosto, por traficantes da comunidade Boca do Papai, na Vila do João. A equipe tentava entrar na Linha Amarela em direção ao Parque Olímpico, mas entrou na comunidade por engano. Dois agentes ficaram feridos.
TH também está envolvido na tentativa de assassinato de policiais civis, no dia 26 de Setembro de 2017, em ação policial na Vila dos Pinheiros.