Dia de Fátima

Celebrações começaram às 5h, com a alvorada

Milhares de pessoas visitaram ontem o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Rua Riachuelo, no Centro. A data marca a primeira aparição da santa aos três pastorinhos, em 1917, na cidade de Fátima, em Portugal. Ao longo do dia, a igreja teve programação para os fiéis. 

Além das celebrações, que começaram às 5h, com a alvorada, e seguiram de hora em hora, com missa solene das aparições, o Santo Terço, adoração ao Santíssimo Sacramento, missa pelas crianças e Coroação de Nossa Senhora e uma procissão luminosa. Para Maria Clara, de 26 anos, que frequenta a igreja desde que nasceu, celebrar o dia de Nossa Senhora é uma tradição familiar.  

"Eu quase nasci aqui, pois minha mãe era coordenadora de grupo jovem e a família sempre foi muito devota de Fátima. Então, todos os anos eu estou aqui, como muitos fiéis", disse. 

Morando em Portugal, Thiago da Silva Bastos, 40 anos, visita a cidade de Fátima com frequência, mas todos os anos vem ao Rio no dia da santa para cumprir uma promessa feita pela mãe. Ele conta que nasceu no Hospital da Cruz Vermelha, no Centro, com icterícia e quase não resistiu. Da janela do quarto, a mãe via a imagem da santa e rezava pela saúde do filho. 

"Ela pedia que ficasse bem e quando saísse, iria me apresentar aqui na igreja. Graças a Deus, eu consegui sobreviver e minha mãe me trouxe aqui e fez uma promessa de que todo ano me traria. Minha mãezinha faleceu e eu nunca deixei de vir. No dia que deixei, quando eu tinha 15 anos e estava com amigos em Saquarema, sofri um acidente. Daí em diante, nunca mais deixei de vir", contou.