Reconhecimento fora do Brasil

Trabalho com jovens do Complexo do Alemão é premiado em Nova Iorque

Alan Duarte, fundador do projeto Abraço Campeão
Alan Duarte, fundador do projeto Abraço Campeão -

O educador social Alan Duarte, fundador do projeto 'Abraço Campeão', foi homenageado em Nova Iorque, nos EUA, com o prêmio Campeões da Juventude, concedido pela organização americana Empower. A premiação reconhece líderes que promovem transformações significativas na vida de jovens em contextos de vulnerabilidade social.

Com atuação no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro, o 'Abraço Campeão' tem como missão oferecer alternativas à violência por meio do esporte, educação e atenção à saúde mental. Desde sua criação, o projeto já beneficiou centenas de jovens, muitos deles moradores de áreas marcadas por conflitos armados entre facções criminosas.

Representa muito!

O educador valoriza a homenagem, reforçando que o reconhecimento internacional também celebra a resistência cotidiana de quem transforma realidades a partir da periferia, como o projeto 'Abraço Campeão'.

"É uma honra fazer parte do Jantar Anual que celebra os 25 anos da Empower e, ainda mais, ser reconhecido por 10 anos de trabalho com os jovens do Complexo do Alemão. Esse prêmio representa muito mais do que um reconhecimento individual. Ele é a prova de que acreditar nos jovens das favelas é acreditar no futuro", disse Alan ao Voz das Comunidades.