Rio - Um intenso tiroteio entre criminosos rivais nas comunidades do Fubá e Campinho, na Zona Norte, deixou duas pessoas feridas na noite de quarta-feira (21). Segundo a Polícia Militar, agentes realizam uma ação emergencial na região, na manhã desta quinta-feira (22), para reprimir a atuação de envolvidos no confronto.
Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver a intensidade da troca de tiros. Relatos apontam que traficantes do Comando Vermelho (CV) teriam invadido as comunidades, dominadas em partes pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver a intensidade da troca de tiros. Relatos apontam que traficantes do Comando Vermelho (CV) teriam invadido as comunidades, dominadas em partes pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Mais e mais.. Os cana, os canaaa!! A Polícia Militar chega na Morro do Fubá para interferir na guerra que está em andamento entre as facções Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP) em Cascadura, na Zona Norte do Rio. pic.twitter.com/SjIwPlj5JT
— BAND NET NEWS (OFICIAL) (@bnn_oficial) May 21, 2025
Ainda segundo a PM, agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) foram acionados após a informação de que duas pessoas teriam dado entrada na UPA de Madureira com ferimentos. No local, os policiais confirmaram a entrada das vítimas, que relataram terem sido atingidas enquanto estavam na comunidade do Campinho. Em seguida, equipes da unidade foram mobilizadas para a região.
Violência recorrente
Sob forte influência de milicianos, o Morro do Fubá e Campinho têm sido palco de invasões do CV, que pretende expandir territórios pelo Rio. Com o avanço da facção, integrantes do TCP se juntaram aos paramilitares para tentar manter o território.
Conhecida como "Fubaquistão" pelos moradores, os constantes confrontos no Morro do Fubá começaram no início de 2022. Antes disso, o local era chefiado pela milícia do 'Tico e Teco', comandada por Leonardo Luccas Pereira, o 'Leleo' ou 'Teco', mas foi invadido pelo CV em janeiro daquele ano. A ação foi liderada pelo gerente do Morro do 18, Rafael Cardoso do Valle, o 'Baby', depois que as milícias do Campinho e do Morro do Fubá foram traídas por um ex-integrante.
Atualmente, os traficantes do CV dominam a parte alta da comunidade, mas a parte baixa segue sendo comandada pelo TCP e milicianos.