Light comemora 120 anos com concerto no Municipal

Espetáculo inclui a Orquestra Light da Rocinha, formada por jovens músicos

Nesta sexta-feira (30), a Light completa 120 anos e celebra com uma grande festa no coração do Rio. O Theatro Municipal recebe, nesta noite, um concerto especial da Orquestra Sinfônica Brasileira, com arranjos e direção de Mario Adnet e participação da Orquestra Light da Rocinha, composta por aproximadamente 45 músicos. O espetáculo conta, ainda, com apresentações de Daniel Jobim e Mônica Salmaso. Na mesma ocasião, será apresentado o livro comemorativo "120 anos da Light", que resgata a história da empresa que iluminou o desenvolvimento da cidade.

Presente em 31 municípios, incluindo a capital, a Baixada e a Região Sul Fluminense, a Light leva energia para mais de 11 milhões de pessoas e promete seguir inovando. "Somos parte da história do Rio. Iluminamos palcos, impulsionamos a indústria e o comércio. Garantimos um bem essencial para milhões de pessoas e estamos em constante transformação para atender cada vez melhor nossos clientes, contribuindo com o desenvolvimento da cidade e do estado", afirma Alexandre Nogueira Ferreira, CEO da companhia.

Exposição no MAM e Bienal

As comemorações continuam ao longo de 2025. Em breve, será aberta uma exposição inédita da artista Bia Lessa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. E, na Bienal do Livro, em junho, a Light promete surpreender com a atração "Leitura nas Alturas", uma roda-gigante com cabines personalizadas que mergulham o visitante em clássicos da literatura, com som ambiente e experiências imersivas.

Senta que lá vem história

A Light veio diretamente do Canadá para o Brasil e começou sua operação no Rio de Janeiro em 1905. Desde então, nunca mais parou. A empresa vem sendo protagonista de um Rio revolucionário, inovando desde os bondes elétricos e a iluminação pública, até tecnologias de ponta que agilizam os serviços que são entregues para a sociedade.

A empresa participou de momentos marcantes da história, como a inauguração e iluminação do Cristo Redentor, em 1931; a distribuição de energia em favelas cariocas; a Copa do Mundo de 2014; e os Jogos Olímpicos de 2016. Ano após ano, leva força e luz a eventos emblemáticos como o Réveillon de Copacabana e o Carnaval na Sapucaí, assegurando a energia com grandes planos de mobilização operacional.

Hoje, a Light gera cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos e investe em tecnologia de ponta para se aproximar ainda mais do seu público.

Com mais de 100 mil quilômetros de rede elétrica, a Light está no dia a dia da população — nos hospitais, nas casas, no comércio e até nos grandes eventos nas cidades em que atua. O compromisso com o povo vai além da energia: a empresa investe em sustentabilidade, programas educativos, reciclagem e formação profissional, como a Escola Light, que abre vagas para eletricistas, inclusive mulheres.

Hoje, a Light não apenas distribui energia — ela também gera impacto positivo, cultura e oportunidades. E, aos 120 anos, segue mais conectada do que nunca com o futuro do Rio.