90 anos de acolhimento: Alcoólicos Anônimos

Irmandade ajuda a transformar vidas em todo o mundo; Rio tem 400 grupos

Reuniões do A.A. são de grande importância
Reuniões do A.A. são de grande importância -

O mês de junho marca uma data histórica para o Alcoólicos Anônimos (A.A.): os 90 anos de existência, mantendo seu compromisso de transformar vidas por meio do apoio mútuo e da busca pela sobriedade. Fundada em 1935, nos Estados Unidos, a organização se consolidou como referência mundial na recuperação de pessoas com problemas relacionados ao álcool, estando presente hoje em mais de 180 países.

Atualmente, o Rio de Janeiro conta com cerca de 400 grupos ativos e 1.430 reuniões semanais realizadas. Mais do que números, a trajetória do A.A. é marcada por histórias de superação. C.S., morador da Rocinha e atualmente com 54 anos, é uma dessas vozes. Ele está há duas décadas longe do álcool e atribui à irmandade a reconstrução da própria vida.

"Percebi que minha vida não tinha progresso. O álcool afetou minha memória e não conseguia parar de beber. Cheguei ao A.A. aos 34 anos, depois de tentar ajuda em muitos lugares sem sucesso. Se não fosse o A.A., eu não estaria vivo hoje. Vou de três a quatro vezes por semana às reuniões e levo a mensagem de recuperação a quem precisa. É muito gratificante", conta.