O estado do Rio de Janeiro é um paraíso natural, conhecido por suas paisagens deslumbrantes que misturam mar, floresta e montanha em trilhas espetaculares. Mas por trás do visual encantador, há também riscos reais que exigem preparo, atenção e respeito aos limites.
Engana-se quem pensa que todas as trilhas cariocas são simples caminhadas em meio à natureza. Muitas delas envolvem subidas íngremes, trechos técnicos, exposição ao sol, risco de queda e mudanças bruscas no clima. Por isso, o guia turístico Marcos Rabello, especialista em trilhas e escalada, revela como se preparar.
"Nas minhas guiadas eu sempre envio uma cartilha do que levar, que geralmente é uma mochila grande, tênis adequado, água, roupa adequada e etc. Os guias normalmente passam para os clientes os riscos que podem vir a ocorrer e as pessoas têm que seguir o que é falado, prestar atenção no que o guia orienta durante os percursos e observar muito bem o solo e o ambiente. Então o ideal é a pessoa conhecer os seus limites, começar com uma trilha leve, seguir à risca tudo o que é passado e aí ir subindo os níveis de dificuldade, até chegar nas grandes", explica.