A Marinha iniciou, ontem, a operação para a Cúpula de Líderes do Brics. Com dois mil militares e mais de 100 meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais - começou na Praça Mauá, no Centro, e se estende pela Baía de Guanabara, Marina da Glória e orlas de Copacabana, Ipanema, Leblon e São Conrado, na Zona Sul.
A atuação conta com fragatas, Navios-Patrulha Oceânicos (NPaOc), lanchas blindadas e viaturas blindadas leve e pesada. No início da tarde, equipes também estavam posicionadas na Linha Vermelha, na altura da entrada da Vila do João, no Complexo da Maré, e da base aérea do Galeão.
No mar, os militares são responsáveis pelo patrulhamento, controle e interdição de áreas, operações de mergulho e de proteção de infraestruturas críticas, além do transporte de tropas dos Fuzileiros Navais e evacuação de autoridades em caso de necessidade. Já em terra, as tropas dos Fuzileiros Navais percorrem áreas estratégicas da cidade, além de varreduras técnicas e preventivas em hotéis que receberão delegações estrangeiras.