Morro dos Macacos tem novo tiroteio depois de morte de líder do CV

Policiais militares e criminosos entraram em confronto na manhã deste sábado (12)

Morro dos Macacos sofre com intensos tiroteios pelo segundo dia consecutivo
Morro dos Macacos sofre com intensos tiroteios pelo segundo dia consecutivo -
Rio - O Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte, voltou a ser palco de intensos tiroteios pelo segundo dia consecutivo. Policiais militares, que reforçam o policiamento na região após a morte de líder do Comando Vermelho (CV), entraram em confronto com criminosos na manhã deste sábado (12).
Segundo relatos nas redes sociais, os tiros começaram cedo na comunidade. "Festinha junina das crianças na escola e simplesmente eles não conseguem sair de casa por conta dos tiros no Morro dos Macacos, que não param", escreveu uma internauta.
A plataforma Onde Tem Tiroteio (OTT) registrou disparos, próximo ao Túnel Noel Rosa, entre às 8h e 9h.
De acordo com a Polícia Militar, agentes do Grupamento de Intervenções Táticas (GTI) da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Macacos foram atacados durante um patrulhamento, gerando um confronto. A corporação informou que, após o fim do conflito, os suspeito fugiram acessando uma área de mata.
A PM destacou que reforçou o policiamento na região. Antes da troca de tiros, policiais do 6º BPM (Tijuca) estavam posicionados na Rua Torres Homem e no Boulevard 28 de Setembro.
Morte de líder do CV
Nesta sexta-feira (11), também ocorreram confrontos durante operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na comunidade. A ação terminou com a morte do traficante Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, conhecido como Titauro, apontado como a principal liderança do Comando Vermelho (CV) na tentativa de invasão da facção ao Morro. Com ele, os policiais apreenderam um fuzil e diversas munições.
O criminoso possuía uma extensa ficha criminal com mais de 60 anotações de registros de ocorrência e dois mandados de prisão em aberto. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Federal do Andaraí, mas não resistiu. De acordo com a PM, a ação tinha como principal objetivo coibir a movimentação de criminosos na região.
Titauro, de 25 anos, era considerado foragido por cauda de um mandado de prisão preventiva expedido em maio do ano passado, pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Segundo o Portal dos Procurados, Pedro Paulo atuava como soldado no Terceiro Comando Puro (TCP), que domina o Morro dos Macacos, até o início de 2024.
No entanto, investigações apontam que o traficante mudou de facção por insatisfação com os pagamentos que recebia do TCP. Com isso, ele e outros seis criminosos roubaram armas e munições da fação, fugindo para o Morro do São João, no Engenho Novo, também na Zona Norte.
Na comunidade, ele foi acolhido pelo traficante William Sousa Guedes, o Corolla, uma das principais lideranças do CV, preso em julho durante operação da Polícia Civil no Jacarezinho.
A prisão de Corolla não impediu os planos de expansão da facção no Morro dos Macacos, que passaram a ser liderados por Titauro. Ainda de acordo com as investigações, o ex-soldado do TCP e seu grupo receberam a promessa de que poderiam gerenciar as atividades criminosas na comunidade caso conseguissem invadi-la.