Ônibus é usado como barricada por bandidos em Costa Barros durante operação policial

PM faz ação na Pedreira para prender envolvidos em roubos de cargas e de veículos, e suspeitos de participação em guerras de facções

Ônibus foi usado como barricada em Costa Barros
Ônibus foi usado como barricada em Costa Barros -
Rio - Um ônibus da linha 920 (Bonsucesso x Pavuna) foi sequestrado e usado como barricada, na manhã desta segunda-feira (14), na Estrada de Botafogo, em Costa Barros, Zona Norte. A Polícia Militar faz uma operação para prender envolvidos em roubos de veículos e de cargas no Complexo da Pedreira. Nove pessoas já foram presas e cinco fuzis apreendidos.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio (Rio Ônibus), três linhas que passam pela região sofreram alterações na rota: 778 (Pavuna x Cascadura), SVB665 (Pavuna x Saens Peña) e 920 (Pavuna x Bonsucesso). 
A instituição informou que 65 coletivos já foram sequestrados neste ano. "Mais uma vez reiteramos o apelo às autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz da população carioca", diz a nota.
Além do ônibus, criminosos também colocaram fogo em objetos para usar como barricadas em ruas da região.
Um veículo blindado da PM foi deslocado para o local onde o ônibus estava e resguardou a segurança do coletivo, até que o mesmo fosse retirado. A via já está totalmente liberada.
Operação
Agentes do 41º BPM (Irajá) realizam uma operação no Complexo da Pedreira, localizado entre Costa Barros e Pavuna, para reprimir a movimentação de criminosos envolvidos na prática de roubos de cargas e veículos. A região é controlada pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Segundo a PM, a operação também visa coibir a movimentação de indivíduos ligados às disputas territoriais em diferentes pontos da Zona Norte, além da retirada de barricadas e obstáculos físicos, com o objetivo de garantir o direito de ir e vir da população local, bem como a entrada de veículos de concessionárias de serviços públicos essenciais.
Durante a ação, os militares se depararam com criminosos em deslocamento, gerando um confronto. Após o fim do conflito, nove suspeitos foram detidos e houve apreensão de cinco fuzis, uma pistola e uma granada. A ocorrência foi registrada na 39ª DP (Pavuna).
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), 14 unidades foram impactadas pela operação.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a ação causou impacto em três unidades da região: uma precisou suspender completamente o funcionamento; uma clínica da família mantém o atendimento, porém as atividades externas no território foram suspensas; a terceira suspendeu o início do funcionamento e avalia a possibilidade de abertura nas próximas horas.
Outras ações
A Zona Norte também é palco de outras operações da PM nesta segunda. Em Madureira, agentes realizam uma ação na comunidade da Serrinha também para prender envolvidos em roubos de carga e de veículos. Houve confronto com suspeito baleado. Outros criminosos foram presos com drogas.
Em Cavalcanti, o 9º BPM (Rocha Miranda) atua no Morro da Primavera.
Ônibus foi usado como barricada em Costa Barros
Ônibus foi usado como barricada em Costa Barros Reprodução
Cinco fuzis foram apreendidos no Complexo da Pedreira
Cinco fuzis foram apreendidos no Complexo da Pedreira Reprodução / Redes Sociais
Criminosos atearam fogo em objetos durante operação no Complexo da Pedreira
Criminosos atearam fogo em objetos durante operação no Complexo da Pedreira Reprodução / Redes Sociais