Rio – A Prefeitura do Rio destacou, em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (18), a importância dos passageiros que utilizam o vale-transporte terem suas recargas feitas no cartão Jaé até o fim do mês, antes que o novo bilhete seja obrigatório a todos os usuários, em 2 de agosto. O vice-prefeito Eduardo Cavaliere afirmou que "conta com a colaboração" de empregadores, setores de RH em empresas e outras pessoas responsáveis por adicionarem saldo ao benefício.
"A partir de 2 de agosto, só vai valer a integração no Jaé. Não vai ter jeitinho, não vai ter forma de fazer isso pelo outro cartão. É muito importante que as tiqueteiras, setores de RH, empregadores façam a recarga no final do mês já no Jaé. Porque senão, o que vai acontecer com o trabalhador, trabalhadora, funcionário da sua empresa é que ele não vai conseguir fazer a integração e pagar mais caro", disse.
"Façam a recarga nos cartões do Jaé até o final do mês para que a gente tenha até o dia 2 de agosto, o sistema funcionando normalmente e essa adesão aconteça exatamente com a maior recarga no vale-transporte."
A secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, também fez o mesmo apelo. "Funcionário, se a sua empresa ainda não falou nada, procure o RH. A gente faz, principalmente, um apelo para as empresas, tiqueteiras de se prepararem para essa data de 2 de agosto. A gente já tem 1 milhão de catracadas diárias, usuários com o Jaé", explicou.
Balanço
A prefeitura também apresentou dados da adesão do cartão Jaé. Atualmente, cerca de 1 milhão de passageiros estão utilizando o novo bilhete diariamente, sendo que 23% destes usam o serviço por modo digital, via QR Code. Já são 3 milhões de contas cadastradas, com 1,2 milhão de gratuidades e 1,8 milhão de pagantes.
Nos últimos 30 dias, 511.189 passageiros fizeram recarga, totalizando R$ 37.765.860, o que representa 20% da meta, um número considerado baixo por Maína. "A gente precisa chegar a R$ 180 milhões. Temos mais de 800 mil cartões já entregues físicos do vale-transporte, então mandamos essa mensagem às empresas para que usem o cartão Jaé", disse.
"R$ 180 milhões é o que hoje, nos é reportado da arrecadação mensal do sistema de transporte da cidade. Hoje, esse valor tem que ir ao Jaé. Como a gente não tem a base de dados do número de usuários, porque esses dados não nos foram enviados, o que temos hoje é a meta financeira."
Dos 1.174.459 cartões físicos já entregues, 802 mil correspondem ao vale-transporte. Ainda aguardam retirada nas lojas 87.966 bilhetes, e 61.380 estão em produção, sendo 12 mil destes correspondentes ao benefício.
A secretária também destacou as categorias que não precisam usar o Jaé no transporte municipal. "Somente os usuários cadastrados no Bilhete Único Intermunicipal, que têm renda até R$ 3.205,20 e fazem essas quatro integrações específicas: ônibus intermunicipais e ônibus municipais; ônibus intermunicipais e VLT; barca e VLT; barca e ônibus municipais. Essas são as únicas exceções que continuarão a usar o Riocard no sistema de transporte público municipal."
Promoção para novos usuários
O Jaé lançou, na última quarta-feira (16), uma promoção para usuários que ainda não entraram na plataforma. Todos que realizarem o cadastro desta sexta-feira até domingo (20) carregando pelo menos R$ 10 de crédito no Pix e fizerem o primeiro uso do serviço com o QR Code para acessar o transporte, ganharão um bônus de R$ 4,70.
Passo a passo para o cadastro
1 - Baixe o app Jaé na loja do seu celular (Android ou iOS);
2 - Clique em "Primeiro Acesso";
3 - Preencha seu nome completo e data de nascimento;
4 - Insira seu CPF e marque "Não sou um robô";
5 - Informe seu número de celular e e-mail;
6 - Digite o código de segurança enviado por SMS e/ou e-mail;
7 - Crie uma senha e finalize com uma selfie para confirmação de identidade.
2 - Clique em "Primeiro Acesso";
3 - Preencha seu nome completo e data de nascimento;
4 - Insira seu CPF e marque "Não sou um robô";
5 - Informe seu número de celular e e-mail;
6 - Digite o código de segurança enviado por SMS e/ou e-mail;
7 - Crie uma senha e finalize com uma selfie para confirmação de identidade.
Como adquirir o Jaé?
Para as empresas do Rio, é necessário cadastrar os funcionários na aquisição do vale-transporte. O processo de contratação é online e gratuito, disponível no site Jaé Empresas. O novo sistema simplificou as etapas, eliminando a necessidade de desvincular compradores anteriores ou validar recargas, permitindo que os trabalhadores acessem os créditos de vale-transporte de forma imediata. Ainda é permitido acumular créditos de diferentes empregadores em um único cadastro ou cartão. Em caso de perda, os usuários podem continuar usando o vale-transporte por QR Code, até a entrega de um novo.
Idosos podem realizar o registro no aplicativo e usar o Jaé Gratuidade logo depois da validação do cadastro biométrico, por meio da geração de um QR Code pela plataforma. Caso prefiram a versão física do bilhete, podem solicitar a entrega domiciliar, que é gratuita. Se não conseguirem se cadastrar pelo celular, devem ir à uma das lojas ou postos de atendimento temporários. Confira o passo a passo abaixo.
Pessoas com Deficiência (PCDs) ou doentes crônicos vinculados nas unidades de saúde do município são diretamente cadastrados no sistema Jaé para emissão do cartão de gratuidade. Depois de autorizado, o usuário poderá solicitar o bilhete pelo aplicativo ou em uma loja de atendimento. O cartão poderá ser retirado no posto gratuitamente ou entregue em domicílio, mediante pagamento de taxa de R$ 7,95.
No caso dos estudantes de escolas municipais, no início do ano letivo, os cartões foram enviados às unidades para entrega. Depois do procedimento, os colégios foram orientados a encaminhar os cadastros diretamente para o Jaé, para emitir o cartão de gratuidade. A solicitação do bilhete deve ser realizada pelo estudante por meio do aplicativo ou presencialmente em um dos postos.
O mesmo processo ocorreu nas unidades estaduais vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), com os cartões distribuídos às Diretorias Regionais Administrativas (Metropolitanas) antes de serem encaminhados às escolas. A solicitação pelos estudantes segue disponível via aplicativo ou nas lojas.
No caso das escolas estaduais não ligadas à Seeduc e federais, a emissão deve ser solicitada diretamente pelo aluno, no aplicativo do Jaé ou indo até um dos postos. O bilhete pode ser retirado gratuitamente ou entregue em domicílio, com pagamento de taxa de R$ 7,95.
Os cadastros de universitários beneficiários de programas do Governo Federal, como o ProUni, são feitos pelas instituições de ensino superior. Os alunos com renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo devem realizar o upload dos documentos exigidos pela legislação através do site Jaé Universitário. Independentemente da categoria do estudante, a solicitação do cartão deve ser feita via aplicativo, com a opção de retirada gratuita em loja ou entrega em domicílio mediante o pagamento de taxa. Confira o passo a passo abaixo.
Por fim, o público geral pode baixar o aplicativo, seguir as instruções para cadastro e já começar a utilizar o Jaé de forma virtual no próprio celular. A solicitação do cartão físico com a bandeira Visa é gratuita e a retirada pode ser feita em uma das lojas de atendimento. Outra opção é pagar a taxa de R$ 7,95 e receber em casa. É possível também adquirir o cartão nas Máquinas de Autoatendimento, localizadas nas estações do BRT e nos terminais, e garantir o cartão avulso, que é um cartão verde, que não poderá ser associado à conta no aplicativo.
Postos de atendimento, segunda a sábado, das 7h às 19h
- Rua Dona Mariana, 48, em Botafogo;
- Centro 1 CASS (sede da Prefeitura, segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 17h), na Rua Ulysses Guimarães, 2-14, na Cidade Nova;
- Centro 2 (em frente ao metrô da Estácio), na Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A, na Estácio;
- Terminal BRT Alvorada, na Avenida das Américas, s/nº, na Barra da Tijuca;
- Terminal BRT Jardim Oceânico, na Avenida Armando Lombardi, 705, na Barra da Tijuca;
- Terminal BRT Paulo da Portela (atendimento ao público geral), na Rua Padre Manso, s/nº, EF 203, em Madureira;
- Centro 1 CASS (sede da Prefeitura, segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 17h), na Rua Ulysses Guimarães, 2-14, na Cidade Nova;
- Centro 2 (em frente ao metrô da Estácio), na Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A, na Estácio;
- Terminal BRT Alvorada, na Avenida das Américas, s/nº, na Barra da Tijuca;
- Terminal BRT Jardim Oceânico, na Avenida Armando Lombardi, 705, na Barra da Tijuca;
- Terminal BRT Paulo da Portela (atendimento ao público geral), na Rua Padre Manso, s/nº, EF 203, em Madureira;
- Shopping dos Peixinhos (exclusivo para gratuidades), na Avenida Ministro Edgard Romero, 81, em Madureira;
- Rua Felipe Cardoso, s/nº, em Santa Cruz;
- Terminal Pingo D’Água, na Estrada da Pedra, em Guaratiba;
- Terminal Pingo D’Água, na Estrada da Pedra, em Guaratiba;
- Clube Recreativo Português, na Rua Ariapó, 50 – Taquara;
- Avenida Nelson Cardoso, 905, Loja 107 – Taquara;
- Terminal Gentileza, na Avenida Francisco Bicalho, Loja 32, em São Cristóvão;
- Arena Jovelina Pérola Negra, na Praça Ênio, s/nº – Pavuna;
- Nave do Conhecimento Padre Miguel, na Rua Bom Sossego, 380;
Superpostos Jaé, segunda a sábado, das 7h às 19h
- Terminal Gentileza, na Avenida Francisco Bicalho, Loja 32, em São Cristóvão;
- Arena Jovelina Pérola Negra, na Praça Ênio, s/nº – Pavuna;
- Nave do Conhecimento Padre Miguel, na Rua Bom Sossego, 380;
Superpostos Jaé, segunda a sábado, das 7h às 19h
- Clube do Servidor, na Rua Ulysses Guimarães, s/nº, na Cidade Nova (exclusivo para gratuidades);
- Centro Esportivo Miécimo da Silva, na Rua Olinda Ellis, 470, em Campo Grande;
- Vila Olímpica de Deodoro, na Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro;
- Nave do Conhecimento Engenho de Dentro, na Rua Arquias Cordeiro, 1516;
- Nave do Conhecimento Engenho de Dentro, na Rua Arquias Cordeiro, 1516;
- Superposto do Planetário da Gávea – Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100;
- Clube Recreativo Português – Rua Ariapó, 50, Taquara;

