Uma escultura de Marielle Franco (1979-2018) foi inaugurada na manhã de ontem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A obra, criada em 2021 pelo artista Paulo Nazareth para a 34ª Bienal de São Paulo, é feita de madeira, metais e tem cerca de 11 metros de altura.
A cerimônia encerrou uma série de atividades do Instituto Marielle Franco ao longo de julho em homenagem à ex-vereadora, morta a tiros em março de 2018 e que completaria 46 anos no último domingo.
A obra faz parte da série "Corte Seco", de esculturas que retratam personalidades negras em grandes dimensões. Inicialmente, ela ficará com a universidade em regime de comodato, uma forma de empréstimo gratuito, por um ano.
Ao MEIA HORA, a filha de Marielle, Luyara Franco, destacou a homenagem e lembrou a trajetória da mãe na faculdade. "A presença da escultura da minha mãe na Uerj é simbólica e necessária. A Uerj é um espaço que fez parte da minha formação, da minha tia e passa pelo processo de formação política da minha mãe", disse.

