Rio - Um trecho da Ciclovia Tim Maia, que liga a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ao Leblon, na Zona Sul, margeando a Avenida Niemeyer, está fechado preventivamente, nesta terça-feira (29), em decorrência da ventania que atinge a cidade. A interdição acontece da passarela metálica, próximo à saída do Vidigal, até São Conrado. Uma sirene pede que as pessoas não passem pelo caminho.
O fechamento ocorreu às 20h25 desta segunda-feira (28) e segue nesta manhã em função do protocolo de prevenção. Contudo, um ciclista foi flagrado pulando o bloqueio mesmo com anúncio sonoro comunicando a interdição.
Ouça o aviso:
Sirene anuncia fechamento de trecho da Ciclovia Tim Maia devido a ventania e alerta de ressaca.
— Jornal O Dia (@jornalodia) July 29, 2025
Foto: Reginaldo Pimenta / Agência O Dia pic.twitter.com/OyZQornH0o
O Centro de Operações e Resiliência (COR) informou que houve registro de vento moderado nas estações da Base Aérea de Santa Cruz (42,6 km/h) e em Guaratiba (42,3 km/h), ambas na Zona Oeste, entre às 8h e 9h.
Também às 9h desta terça, o Rio entrou em alerta de ressaca, emitido pela Marinha, com término previsto para às 21h de quinta-feira (31). Durante o aviso, as ondas podem atingir entre 2,5 e 3,5 metros. O COR recomenda que as pessoas evitem banho e esportes no mar, não fiquem em mirantes e tomem cuidado durante a realização de exercícios em ciclovias.
Apesar das recomendações, um surfista se arriscou no mar do Leblon, na Zona Sul, nesta manhã. Visitantes também observaram o tamanho das ondas do mirante do bairro.
A ventania também causou quedas de árvores pela cidade. Nesta manhã, houve bloqueios na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, e na Rua Cosme Velho, ambas na Zona Sul.
Histórico de desabamentos
A Ciclovia Tim Maia, reaberta em fevereiro deste ano após autorização da Justiça Federal, ficou seis anos interditada devido a riscos estruturais e possibilidade de desabamento.
Desde a sua inauguração, em janeiro de 2016, o trecho registrou quatro desabamentos. Em um deles, na altura de São Conrado, duas pessoas morreram: Eduardo Marinho Albuquerque, de 54 anos, e Ronaldo Severino da Silva, de 60. O incidente ocorreu três meses após a inauguração.
Em 2020, 15 pessoas envolvidas na construção foram condenadas em primeira instância a três anos de detenção. A pena foi convertida em restrição de direitos, multa e prestação de serviços gratuitos à comunidade ou a entidades públicas ou assistenciais. Em 2023, a Justiça absolveu 14 dos acusados.
Em março de 2024, o Ministério Público Federal (MPF) chegou a solicitar a demolição da via dizendo que a Constituição do Estado do Rio cita os costões rochosos como áreas de preservação permanentes e que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, estas formações de rochas são, salvo exceções, áreas não edificantes, ou seja, onde obras não poderiam ser realizadas.
A Justiça Federal do Rio só autorizou a reabertura diante da atestação das obras de reconstrução e do protocolo de fechamento adotado pela Prefeitura do Rio. De acordo com o Poder Executivo, as obras de recomposição de trechos da ciclovia e de reforço da estrutura foram concluídas em novembro de 2023 e ratificadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).
Previsão do tempo
Segundo o Alerta Rio, o tempo no Rio segue influenciado nesta terça pela passagem de uma frente fria. O céu ficará predominantemente nublado com possibilidade de chuva fraca e isolada. Nesta manhã, houve registro de chuva no Alto da Boa Vista, na Zona Norte.
A temperatura máxima para o dia já foi registrada durante a madrugada: 28°C. A previsão indica que haverá queda nas próximas horas, com mínima prevista de 13°C.
Nesta quarta-feira (30), o céu continuará nublado, mas não há previsão de chuva. A temperatura deve variar entre 23°C e 12°C. Os ventos seguirão moderados.
Na quinta-feira (31), o cenário do dia anterior pode se repetir, mas com um leve aumento na temperatura: a máxima prevista é de 25°C.
A partir de sexta-feira (1º), devido ao posicionamento de um sistema de alta pressão, haverá redução da nebulosidade, aumento na temperatura e não há previsão de chuva. A máxima será de 27°C e a mínima 14°C.
Já no sábado (2), a temperatura deve alternar entre 29°C e 14°C. Também não há previsão de chuva.
Recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
- Em casa: feche portas e janelas; feche persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre; feche o registro de gás; evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair; se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
- Em casa: feche portas e janelas; feche persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre; feche o registro de gás; evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair; se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
- Na rua: não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas; evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar; evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Intensidade dos ventos
– Vento fraco (até 18,5 km/h) = move folhas nas árvores;
– Vento moderado (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h) = levanta poeira e pequenos papéis, move galhos de árvores e o guarda-chuva começa a ser usado com dificuldade;
– Vento forte (entre 52 km/h e 76 km/h) = capaz de balançar grandes árvores e quebrar galhos;
– Vento forte (entre 52 km/h e 76 km/h) = capaz de balançar grandes árvores e quebrar galhos;
– Vento muito forte (acima de 76 km/h) = pode ocasionar quedas de árvores e grandes estruturas.

