A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das etapas mais importantes para o candidato. Previsto para o primeiro dia de avaliação, o texto dissertativo-argumentativo demanda tempo e atenção redobrada.
O tema sobre o qual o estudante deve escrever é revelado apenas no momento de abertura do caderno de questões. O aluno deve encontrar tempo, em meio a prova de Linguagens e Ciências Humanas, para redigir um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão. Em 5h30, é esperado que o candidato responda 90 questões objetivas e elabore uma prosa de no máximo 30 linhas.
Os pontos obtidos na redação podem ser diferencial no desempenho final e garantir a vaga na sonhada federal.
Uma das dicas é estudar os eixos temáticos (grupos de assuntos que orientam a decisão do tema a ser cobrado na redação). Questões sociais, tecnologia, urbanização, saúde e trabalho são algumas das apostas dos professores de pré-vestibular.
Para Vinícius Oliveira de Lima, autor do livro "Guia da redação nota 1000", as minorias, a coletividade e o meio ambiente são assuntos que englobam boa parte dos temas dos últimos anos.

