Familiares e amigos se despedem da ex-primeira-dama Mariangeles Maia

Mulher do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, morreu na última sexta-feira, por complicações de um AVC hemorrágico

Corpo de Mariangeles Ibarra Maia foi velado em cerimônia no Palácio da Cidade
Corpo de Mariangeles Ibarra Maia foi velado em cerimônia no Palácio da Cidade -
Rio - Familiares e amigos se despediram, neste domingo (7), de Mariangeles Ibarra Maia. A mulher do ex-prefeito e vereador Cesar Maia morreu na última sexta-feira (5), por complicações de um AVC. O corpo da ex-primeira-dama foi velado em uma cerimônia aberta ao público, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul. Ela deixou os filhos, o ex-presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia, e a secretária municipal de Turismo, Daniela Maia, além de oito netos. 
Muito abalado, o ex-prefeito não esteve presente no velório. Na despedida, a ex-primeira-dama recebeu homenagens com coroas de flores do presidente da Câmara Municial, Carlo Caiado (PSD), da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e de outros amigos e políticos. Autoridades como o padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, participaram da cerimônia. 
"Todo mundo que conviveu com a Mariangeles sabe que estamos falando de uma mulher muito forte, uma leoa que protegeu a família dela como poucos. Foi uma pessoa muito forte, muito presente nos três mandatos do prefeito Cesar Maia (...) As primeiras-damas nos permitem seguir em frente, ou nos estimulando, nos dando aquele conselho final quando a gente vai tomar uma decisão, ou segurando as pontas no lar, com os filhos, os netos, nas relações. Acho que a Mariangeles cumpriu com maestria esse papel de mãe, de mulher, de uma pessoa muito atuante no lado social do município", declarou Paes.
A Prefeitura do Rio e a Câmara Municipal decretaram luto oficial de três dias pela morte de Mariangeles. Ambos ressaltaram a atuação da ex-primeira-dama na obra social da cidade, durante os 12 anos dos três mandatos de Cesar Maia como prefeito do Rio. Entre os trabalhos dela, se destacam as cozinhas comunitárias, as casas de convivência para idosos e programas de capacitação profissional para pessoas em vulnerabilidade social.
"Em nome de todos os cariocas, que eu tenho a honra de representar, muito obrigada pela vida da Mariangeles. Viva Mariangeles", completou o prefeito. O corpo da ex-primeira-dama seguiu para o sepultamento, no Cemitério São João Batista, também em Botafogo, para uma despedida restrita aos familiares.
Mariangeles estava internada desde 26 de agosto, na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, quando há ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro. Após dez dia de internação, ela acabou morrendo, aos 76 anos. Natural de Santiago, no Chile, a ex-primeira-dama conheceu Cesar Maia em 1969, enquanto o ex-prefeito estava exilado no país, durante o regime militar. Eles foram casados por 56 anos e os filhos gêmeos, Rodrigo e Daniela, também nasceram na capital chilena. 
* Colaborou Érica Martin
Ex-primeira dama Mariangeles Maia recebeu homenagens de amigos e politicos
Ex-primeira dama Mariangeles Maia recebeu homenagens de amigos e politicos Érica Martin/Agência O Dia
Autoridades prestaram homenagens durante velório de Mariangeles Maia no Palácia da Cidade
Autoridades prestaram homenagens durante velório de Mariangeles Maia no Palácia da Cidade Érica Martin/Agência O Dia
Mariangeles Ibarra Maia morreu aos 76 anos por complicações de um AVC
Mariangeles Ibarra Maia morreu aos 76 anos por complicações de um AVC Érica Martin/Agência O Dia
Prefeito Eduardo Paes prestou solidariedade ao filho de Mariangeles, o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia
Prefeito Eduardo Paes prestou solidariedade ao filho de Mariangeles, o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia Érica Martin/Agência O Dia
Prefeito Eduardo Paes ressaltou trabalho de Mariangeles Maia como primeira-dama do Rio
Prefeito Eduardo Paes ressaltou trabalho de Mariangeles Maia como primeira-dama do Rio Érica Martin/Agência O Dia