A Polícia Federal (PF) interceptou áudios que, segundo os investigadores, mostram a proximidade do ex-deputado estadual Tiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, com integrantes do Comando Vermelho (CV). As informações são do portal g1.
Em uma das gravações, de julho de 2024, TH responde a um pedido de Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixão, apontado como um dos chefes da facção no Complexo do Alemão. O parlamentar diz: "Seu pedido é uma ordem. Eu trabalho pra você".
Segundo a PF, o diálogo mostra subordinação do deputado ao traficante, reforçando a tese de que ele atuava como braço político da organização criminosa. Logo em seguida, Índio repreende o parlamentar: "Para dessa palhaçada de falar que trabalha pra mim. Tô trabalhando pras tuas contas aqui".
As investigações indicam que, mesmo após assumir o mandato na Assembleia Legislativa (Alerj), TH manteve encontros com traficantes e intercedeu em favor da facção. Em outra conversa, ele pediu que um Pix fosse enviado a Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, atual chefe do CV no Alemão.
TH Joias está preso desde a operação deflagrada pela PF na semana passada. Ele nega envolvimento com o crime organizado e sua defesa divulgou uma nota na qual afirma que "considera absurdas as acusações" que vêm sendo reiteradas contra o deputado e que há um "claro movimento de perseguição política a um representante legítimo do povo do Rio de Janeiro".

