Rio - Oito bandidos armados invadiram o Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste, na madrugada desta quinta-feira (18), em busca do paciente Lucas Fernandes de Souza, 31 anos, que estava internado na unidade após ser baleado. Em imagens registradas por câmeras de segurança é possível ver o momento em que o grupo rende seguranças na entrada da garagem.
Veja o vídeo:
Bandidos armados invadem Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, em busca de paciente na madrugada desta quinta-feira (18).
— Jornal O Dia (@jornalodia) September 18, 2025
Divulgação
#ODia pic.twitter.com/CCdhw10wCd
Segundo o secretário de Saúde Daniel Soranz, o objetivo dos criminosos era matar o paciente, o que gerou pânico entre os profissionais. Apesar disso, eles não conseguiram localizá-lo, pois Lucas já havia passado por cirurgia e estava na enfermaria. O caso aconteceu por volta de 2h30.
"Sem a localização do paciente no hospital eles não conseguiram executar o extermínio, o assassinato. Então, é uma situação que a gente espera que tenha uma resposta policial a altura, que não permita que situações como essa voltem a acontecer na cidade do Rio de Janeiro", disse.
Ao DIA, Soranz frisou que outros atendimentos estavam em andamento. Ao todo, havia 36 pacientes internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e oito gestantes em trabalho de parto.
"Tinha outras cirurgias em andamento e pacientes recebendo transfusão de sangue, que foram interrompidas. Os profissionais entraram em pânico e praticamente todos os setores foram impactados, inclusive a maternidade. Tinham crianças nascendo, em momento de nascimento e pós-parto. Eles invadiram a entrada do hospital, paralisaram os elevadores e seguiram para o centro cirúrgico. Depois disso, conseguiram sair, sem nenhuma abordagem policial", contou.
Na manhã desta quinta-feira, o alvo dos bandidos foi transferido para o Hospital do Andaraí, onde o policiamento precisou ser reforçado. Ainda segundo o secretário, a insegurança na Zona Oeste provocada pelo domínio da milícia é absurda.
"A situação da milícia lá na Zona Oeste é tão grave que até o estacionamento do Hospital Pedro II foi dominado, eles estão cobrando os pacientes e os funcionários para poder estacionar lá. A situação está muito crítica", afirmou.
Procurada, a Polícia Civil informou que ao tomar conhecimento do caso, a autoridade policial da 36ª DP (Santa Cruz) imediatamente instaurou um inquérito para apurar invasão. Agentes da unidade realizam diligências neste momento para identificar e capturar os criminosos. A ocorrência está em andamento.

